Artigo

A relação do estereótipo com a publicidade

Um dos principais objetivos das campanhas publicitárias é transmitir uma mensagem clara para o seu público-alvo, que não dê espaço a outras interpretações. Por isso que o material é voltado para segmentos definidos, já que pessoas de diferentes classes sociais podem interpretar o material diferente do objetivo original, como é mostrado neste interessante vídeo.

estereotipo_pai_mae

Existem muitos motivos para os publicitários usarem o estereótipo nas suas ideias, como obter rápida identificação das pessoas. Não é à toa que até hoje ligam a expressão “comercial de margarina” a uma família que, há algumas décadas, era considerada padrão: pai, mãe e filhos. Pai, o responsável em levar o filho para o esporte, como neste clássico comercial da Gelol. A mãe fica com a parte do lar, do supermercado, etc.

Aí é que mora o perigo de usar estereótipos, ainda mais na sociedade que vivemos. Ela mudou ao longo dos anos e usar figuras estereotipadas pode ficar perto de ultrapassar a linha do preconceito. Um exemplo é a campanha do Shopping Iguatemi Salvador para o dia dos pais deste ano que utilizou o mote que pai é insubstituível ao mostrar como a mãe se comporta na aula de judô.

O shopping usou a mesma linha de raciocínio para o Dia das Mães do ano passado.

Apesar de claramente ser uma campanha bem humorada, onde brinca com a imagem formada no inconsciente coletivo sobre o papel do pai e da mãe, pode ser um caminho aberto para várias interpretações em relação à mensagem que está sendo passada, como aconteceu por esses dias no Facebook e nos comentários sobre o anúncio do shopping na página do blog. Não dá pra medir, em resultados práticos, se chega a afetar a imagem do shopping, que é frequentado por uma faixa de público muito grande.

Como a estrutura da sociedade está sempre mudando, usar personagens estereotipados nas campanhas exige mais cuidado que antigamente. Acredito que ainda pode ser um caminho válido, desde que o conceito e roteiro transmitam a mensagem sem margem a outras interpretações.

E você, o que pensa sobre o assunto?

Deixe seu recado

1 Comentário

  1. Muito bom a ideologia,me fez pensar de uma outra forma, que cada situação se convém de idéias e resultados positivos ou negativos dependendo da visão que se tem por seu púlblico-alvo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.