Quando divulgaram o logo das Olimpíadas de Londres, muita gente não acreditou no que viu. Uns acharam genial, a maioria detestou assim como o da Copa 2014.
Quando a agência de design Wolff Ollins apresentou sua obra em 2007, muita gente viu duas pessoas transando. Isso gerou várias piadas e comentários internet afora. Um dos pontos altos foi o programa da BBC The Armstrong and Miller Show fazer esquete, em 2010, imaginando como foi a apresentação dos designers ao comitê responsável pela aprovação do logo. Apesar de não ter legendas, garante boas risadas pela reação dos “Clientes”.
Quando escrevi isso ainda não tinha visto o logotipo das Olimpíadas de Londres de 2012. Essa frase encaixa direitinho para esse logo. Só não sei se tem a parte do “amor e carinho”. Confesso que quando vi o logotipo pela primeira vez ele era tão estranho, tão esquisito, tão feio que pensei: “Peraí, deve ter alguma sacada de design nesse logotipo que o burrão aqui não percebeu”. Afinal, ele tem tantas micreirices (logotipo totalmente reto e cheio de pontas, o símbolo e o nome da cidade pequeninos e em caixa baixa numa tipologia estranha, e o uso de cores primárias de gráfica, cyan e magenta 100%, além de ser uma agressão visual e principalmente, num consigo ver um conceito nesse monte de caco de porcelana) que isso deve ser um conceito gráfico totalmente novo. Afinal, esse logotipo custou US$800.000,00, não pode ser algo tão primitivo (e primata) desse jeito. Mas parece que é. Ponto para os micreiros, que poderiam fazer esse logo por dérreau!