Parece que todas as minhas previsões para este ano se concretizaram. O que será que a minha bola de cristal reserva para o mercado publicitário no ano que está prestes a começar?
Boom de políticos tuiteiros
Como disse certa vez Eli Gold, de The Good Wife (série que recomendo), os políticos descobriram o Twitter depois do case Obama. Se 2010 nas eleições brasileiras as mídias sociais tiveram participação nas campanhas de grandes candidatos, imagine agora. Até mesmo o candidato mais modesto vai querer abrir um perfil, mandar replies para Deus e o mundo e compartilhar seu santinho de hora em hora no Facebook. Afinal, boca-de-urna é lei tanto no mundo real quanto virtual.
Especialização acadêmica em mídias sociais
A cada dia surgem mais candidatos para serem analistas em mídias sociais. Não porque eles tenham habilidade profissional para o cargo e sim por acharem que sabem mexer no Twitter e Facebook já estão qualificados para trabalhar.
Com objetivo de separar os profissionais destes novos micreiros, este ano cursos específicos para a área se fortaleceram e, agora, estão surgindo em algumas faculdades cursos de especialização e MBA sobre como gerenciar uma campanha nestas redes sociais.
Comerciais on-line exclusivos
Depois do estrondoso sucesso de Eduardo e Mônica, o filme da Vivo, certamente agências e anunciantes devem estar pensando em criar vídeos exclusivos para a web, onde o tempo não é fator que limita a criatividade.
Taxa sobre aumento de marca continuará estável
O Cliente vai continuar aprovando layouts, desde que aumente um pouco mais a marca. A taxa de pedidos continuará beirando o 100%.
A sua bola de cristal previu algo mais? Compartilhe nos comentários.
[…] “Previsões para a publicidade em 2012“, no Blogcitário; […]
Ótimas previsões. Sou analista de mídia social na olé comunicação (http://olecomunica.blogspot.com/) e,antes disso,sou jornalista.
Tenho estudo sobre novas mídias, com um livro a ser lançado esse ano e com o objetivo de dar aulas sobre,já que auxilio muita gente,mesmo on line, para esse tipo de trabalho. Suas previsões,se nao forem 100% certas, será por mero detalhe… Parabéns pelo blog!
Primeiramente parabéns pelo seu blog!
Bom, ao meu ver, como aspirante na publicidade, acho que pra esse ano de 2012 a tendência será focada em virais da internet, elas sairão do Youtube e tomarão as telas do target, um exemplo simples e que já fez o maior barulho, são os videos do Itaú com o filme “Bebê sem papel” assinado pela Africa e também o video da Pepsi com o Joel Santana, e também podemos citar o ultimo case que eu prefiro nem comentar muito sobre a famosa LUIZA, cujo o pai agora é garoto propaganda da Vivo
Com tudo isso devemos analisar até onde a coisa é engraça mas que não deixa a mensagem passar despercebida pelo target. Bom é essa a minha opinião sobre os rumos que a publicidade de 2012 deve seguir!