Desde que a publicidade se conhece como negócio, o estagiário é considerado a espécie menos evoluída dentro da agência. Reza a lenda que é melhor ser Office boy do que estagiário, pois este só serve para tirar Xerox e levar cafezinho para o Diretor de Criação.
O estagiário teve senso de humor para brincar com este mito e gravou um divertido tutorial para ter um diferencial no currículo: como trocar o galão de 20 litros da agência. Para ler mais dicas de como ser um bom estagiário, clique aqui.
Brincadeiras à parte, depois que você se cadastrou no CIEE, fica a pergunta: é melhor pegar um estágio em agência grande ou pequena? Vale a pena pegar no pesado ganhando quase nada em dinheiro? Por que eu só faço anúncio de classificados e outros “trabalhos sujos” que ninguém quer? Como diria Jack, o estripador, vamos por partes.
Agência grande ou pequena? Eis a questão.
Essa pergunta não tem respostas certas ou erradas e sim, várias respostas. Existem agências que são verdadeiros complexos corporativos, onde você pode ser apenas um ponto insignificante no meio de centenas de profissionais. Mas, um dia, você pode participar da criação de campanhas para grandes clientes. E isso pesa no portfólio.
Por outro lado, se você estiver numa agência pequena é quase certo que você será um dos principais responsáveis pelas campanhas dos clientes pelo simples motivo: geralmente, o diretor não pode pagar por profissionais mais experientes e você acaba sendo o redator e o diretor de arte da empresa, o famoso “redator de arte”. Apesar dos clientes serem desconhecidos, a sua criatividade estará nas ruas. E isso também conta muitos pontos a favor para o seu portifa.
Eu sou escravo para trabalhar quase de graça?
Ninguém gosta de ganhar pouco para ralar muito. Antes da nova lei do estágio, era comum (pelo menos aqui em Salvador) achar vagas para estagiar o dia todo e receber apenas o vale transporte. O ideal é que se ganhe um salário mínimo, mas a experiência e contatos que você pode fazer dentro do mercado não têm preço.
Por que eu sou obrigado a “roer o osso”? Eu quero comer filé!
Como diria Romário: mal chegou e já quer sentar na janela? Coloque-se no lugar do diretor de criação: você deixaria nas mãos de um jovem inexperiente a campanha do maior cliente da agência? E porque com você seria diferente?
Além disso, é importante você não ter “nojo” de trabalhar com anúncios de varejo e outros ossos duros de roer. Como é uma área que sempre tem grande demanda, será a sua rotina também quando for efetivado. Se não agüentar a pressão, faça como o 02 e peça para sair.
Como você pôde ver, está cada vez mais raro estagiário ser um “boy de luxo”. Como em qualquer empresa, para você sair dessa categoria e ser chamado para o seleto grupo dos efetivados, mostre competência. Uma hora, você será um dos escolhidos do chefe para comer a famosa “pizza da madrugada” e se tornar um publicitário de verdade.
Post excelente. Bons profissionais roeram muito osso.
Lembro até hoje quantas noites virei fazendo jornalzinho.
Hoje nego chega e quer sentar na janela? Tem que ralar.
Ótimo post, Caio! Eu nunca fui estagiário pq trabalhava oficialmente fora do ramo pra poder pagar a faculdade, mas, assim como o brother Jorge aí, também virei e ainda viro às vezes, várias noites fazendo jornalzinho, folder, etc. Tem que ralar pra dar valor!
Tem que ralar, é fato. Mais que se aproveitam dos estagiários, isso ninguém pode negar.
Não é facíl.
Adorei o post, é sempre bom lembrar de pessoas como eu.
Quando a gente passa da fase do estágio, deve sentir saudades né? è sempre assim, longe a gente vê o mosntro como anjo! XD
Cyn
è verdade, estagiaria sempre sofre.
mas mesmo assim eu queria ser umaa..
Neguinho tem que ralar pra ser efetivado.. isso é fato. Mas uma dica que eu falo sempre para os estagiários aqui da agência é: Se diferencie. Tenha algo que você faz muito bem. Se só você fizer isso.. melhor ainda. Emprego não ta fácil pra ninguém.. e na área de web poucos realmente se diferenciam.
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Estágio é para os fracos filhos de papai….vai trabalhar de verdade!
Num mundo em que as faculdades não ensinam NADA, estágio é fundamental. Devo boa parte dos meus conhecimentos de comunicação aos estágios que eu fiz.
Mas como nem tudo é perfeito, fica a dica: Seja bom, mas com moderação. Se destacar demais pode incomodar aquele cara mais acomodado, que com certeza tem boa influência com o diretor da agência e vai se empenhar como nunca para que você nunca saia do status de estagiário.
E sobre o tutorial de trocar água: IRRETOCÁVEL. =p
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