A estrutura do texto publicitário é um dos pilares da criação publicitária. Quem começa a carreira como publicitário, certamente acha que ser redator publicitário é moleza. A história muda quando começa a estudar ou botar a mão na massa. Pois o trabalho exige repertório, prática e criatividade, como você verá logo abaixo.
Qual é o objetivo de um texto publicitário?
O redator precisa de técnicas para criar o texto que chamará a atenção do leitor. Afinal, é necessário convencê-lo a comprar a ideia do anúncio. Mesmo que o texto seja breve, a redação publicitária se apóia no discurso aristotélico para seduzir o leitor com argumentos simples e diretos. Portanto, ao final da leitura, o leitor não deve ter dúvidas que o anunciante em questão é a melhor opção de compra.
Características de um texto publicitário
Aprenda quais são as fases do discurso criado por Aristóteles. Este é o melhor exemplo de como construir o texto do anúncio.
Exórdio: é essencialmente o título, que tem a função de chamar a atenção do leitor em poucas palavras. Aqui o redator precisa incluir já o tema do anúncio e deixar quem está com a peça na mão com vontade de saber mais sobre o produto. Exemplo: Água X, a melhor para sua vida.
Narração: apresenta os fatos de forma muito objetiva. Geralmente usa-se um argumento que faça o leitor concordar naturalmente e que deixe a leitura mais confortável. Exemplo: água faz bem à saúde e é essencial para a vida da gente.
Provas: nesta fase as qualidades e características do produto ou serviço anunciado são mencionadas. Exemplo: a água X vem da fonte de Lindóa, com o maior índice de pureza do mercado.
Peroração: finalmente, esta é a parte responsável por fechar o discurso, reforçando a ideia apresentada no título e ordenando o leitor a fazer o que o texto propõe. Exemplo: Para garantir uma rotina saudável, beba água X.
Mesmo que o texto seja curto, geralmente ele contém todas as fases apresentadas acima. A única que pode ser dispensada é a parte da narração. Aproveite estas dicas de como escrever um texto publicitário (que certamente você deve ter aprendido na faculdade), observe outros anúncios, faça exercícios e melhore sua habilidade em convencer milhares de pessoas através das palavras.
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Olá!adorei seu blog é de otima utilidade, muitas coisas para se aproveitar(aprender) para quem está no inicio desta carreira de loucos (2ºano de facudade), a area que eu quero seguir é redação, sempre tive fascinio por esta area…a melhor parte de uma campanha!
Obrigada pelas dicas!! 😉
Muito bom o blog parabens!
Adorei o texto! Enviei para alguns amigos da faculdade! *-*
Bom dia à todos!
De fato a se a estrutura apresentada for formatada de forma adequada, certamnte teremos um BUZZ de qualidade que irá se disseminar satisfatoriamente e se transformar em uma bem sucedida campanha de marketing viral.
Breve estará circulando na internet através dos mais diversos canais de comunicação em massa a campanha que estou preparando para divulgar o nosso site.
E por falar nissso, lembrei de perguntar se você já sabe qual é o melhor site de compras coletivas no Brasil? se não sabe, acesse nosso link e fique por dentro desse assunto.
Att.
Maria Eduarda
[…] de guerrilha armada em Uganda. O buzz gigantesco gerado pelo vídeo se justifica, pois conta com a estrutura de um texto publicitário, onde a audiência se emociona e é seduzida a aderir a uma causa que não tinha o apoio da mídia […]
[…] Fonte: Blog Citário | www.blogcitario.blog.br […]
oie vcs estão de perabéns pelo blog…bjossss
[…] e demonstram intenso nervosismo. Para finalizar, como uma chamada para a ação, digno de um texto aristotélico com caráter de propagação publicitária, o verbo no imperativo na sequência, comunique o fato ao agente de segurança mais […]