Quem estudou Marketing na faculdade sabe que produtos e serviços passam por fases durante as suas “vidas” no mercado. Certamente você conhece algumas empresas antes poderosas que desapareceram sem deixar vestígios.
Depois de observar o grande desejo das pessoas em conseguir o tão sonhado convite para o Google+, resolvi adaptar esse conceito do Marketing e apontar, baseado apenas na minha experiência, em quais fases as principais mídias sociais estão vivendo atualmente no mercado brasileiro:
Introdução: momento que o produto é lançado no mercado. Quando se trata de produto físico, as vendas crescem lentamente. No mercado de mídias sociais, o Google Plus está nesta posição subvertendo a regra desta fase: ela já nasceu grande ao obter uma demanda insana em apenas dois dias de vida. Com o apoio logístico gigantesco do Google, tem tudo para se firmar. Mas também pode se juntar aos finados Wave e Buzz que conheceu o Declínio em pouco tempo.
Crescimento: o próprio Google + já está bem perto de entrar neste estágio. É quando o produto/serviço já é conhecido e gera lucros e vendas para a empresa, mas quem está desfrutando esse momento é o Facebook. A rede de Mark Zuckerberg não para de aumentar sua base de usuários e chegando a ter valor especulado em 50 bilhões de dólares.
Maturidade: o Twitter experimentou um aumento absurdo entre 2009 e 2010, gerando muita receita para a marca através de publicidade. Mas este ano o microblog parece que estabilizou o aumento de usuários, mas continua sendo uma das meninas-dos-olhos de muitas campanhas em mídias sociais além de não apresentar sintomas de desgaste ou insatisfação entre os tuiteiros.
Declínio: há boatos que o Orkut está na pior. Mas a rede social mais antiga do Google ainda possui mais de 30 milhões cadastradas no serviço (se isso é estar na pior…) e há pouco mais de 7 anos reina no Brasil. Como você pode ver no link deste tópico, grandes marcas ainda têm consciência da importância que o Orkut possui junto aos brasileiros. Mesmo assim, deixarei ele aqui por observar em outras mídias sociais número considerável de amigos e pessoas influentes declarando que cometeram “orkuticídio” e estão se sentindo bem com esta decisão.
Quero saber sua opinião caro leitor, amada leitora: você concorda com a classificação deste vos escreve ou acrescentaria algo? Contribua com seu comentário.
Acho que o orkut está na pior sim, não é pelo fato de ter tantos cadastros que a sua utilidade continua a mesma, infelizmente, a rede que introduziu muitas pessoas nas mídias sociais se encontra em decadencia.
Nós usuários de redes sociais somos tão futeis… Estive lendo sobre o ciclo de vida dessas redes e constatei que é bobagem se desesperar, para ingressar em qualquer delas! Antigamente o fotolog (que não é exatamente uma rede social) era disputado a tapa, quem quer fotolog hj?depois veio a febre do orkut! quem tinha orkut era cool, descolado… Quem dá importancia ao orkut hoje? Tô vendo gente até vendendo “convite” para o Google+… Enfim! como somos bobos…
Acredito que, esses que cometem o “orkuticidio” estão mais para, “ah, quero ser mais cool, quero desafogar um pouco meu ego, não quero me misturar com o povão”, o que vemos é que sempre que algo se popularização, as pessoas tendem a rebaixar, ou cuspir no prato que comeram. Uso o orkut todos os dias, gosto do layout e da privacidade que sinto nele, assim como na segurança. Todos já têm Facebook, mais quantos anos para ele entrar em declínio? hehe
Uso também meu facebook e não é por isso que cometerei “Orkuticídio”, cada qual tem sua utilidade.
Enfim, como Fernando Magnus disse: “como somos bobos…”
verdade
Acredito que o Orkut já esteja na fase de declínio sim, embora ainda seja muito forte principalmente se falando de Brasil. Mas podemos observar que muita gente vem cometendo o tal “Orkuticidio”, outros ainda tem suas contas mas já não atualizam frequentemente suas páginas e tem aqueles que ainda estão nele, mas já nem entram mais.
É bom frisar que esta fase de declínio não significa o fim do Orkut, ele pode sim ser descontinuado e acredito até que será, embora isso ainda levará algum tempo devido a força que continua tendo.
Mas quem sabe o Google não surpreende e consegue revitalizá-lo, quem sabe até com um reposicionamento?
Vamos aguardar!
Boa observação. Não podemos esquecer que as redes sociais são a cima de tudo produtos e o que você descreveu foi exatamente o ciclo de um produto 🙂
Abraço
Concordo com a classificação baseada no ciclo de vida do produto, ou seja, o ciclo de vida das redes sociais. Mas as redes sociais não podem ser consideradas um produto/serviço? Devido aos anúncios feitos nelas? Notem que de uns dois anos pra cá os anúncios do orkut aumentaram e no facebook nem se fala, certo? Já no twitter eu não sei, até porque não tenho e nem pretendo ter, por enquanto. Mas está certo pensar assim? Ou são meios de comunicação? Rs. Fica ai mais um tema pra discussão, talvez.
Beijo, beijo!
Concordo com o Dennis, pra mim as redes sociais, não passam de protudos/serviços! Já que além de todos os seus recursos e joguinhos elas transbordam anúncios. E se forem reparar no orkut os anúncios aumentaram de dois anos para cá, quando o facebook estava no começo e quase ninguém conhecia, e ele era top da internet. Já hoje o facebook é o maior outdoor da internet, todo mundo pode curtir o seu produto e a sua marca preferida.
Na verdade o que acontece é que acabamos por nos prostituir nessa massiva rede de entretenimento que a cada segundo lança uma novidade e com base nas atuais necessidades mercadológicas, nos inserimos neste universo para adquirir cada vez mais conhecimento e ampliar nossas redes de contatos.
Acredito que o orkut esteja sim na pior. Na minha opiniao, o orkut veio com uma proposta, que era de ser um grande fórum, que gera conteúdo através das comunidades, além de facilitar a comunicaçao entre pessoas que tem os mesmos gostos e participam delas. Até aí, tudo bem, a versao antiga do orkut agradava muito aos usuários, pois era simples e agradável de navegar. Conforme foi tentando se renovar, possibilitando o usuário postar mais fotos, usar mais aplicativos, permitir certas mensagens de spam, que o facebook nao permite, ela foi desagradando aos usuários fiéis e perdendo sua excencia. Ainda que crescesse em ritmo acelerado, esses eram apenas os usuários que queriam estar na “moda”e etc. O orkut virou um mega forum de conteúdo, de informaçao, reclamaçao, critica e etc. As empresas que souberam tirar proveito disso, tinham um ‘portal de reclamaçoes e insatisfaçoes” mastigado, alí pra saber o que agradava ou nao o consumidor. Muito material intelectual foi produzido alí. Quem nunca foi no orkut pra fazer uma pesquisa escolar? Pra saber se comprava tal coisa ou nao? Acho que o maior erro do orkut, foi nao valorizar essas informaçoes e investir mais em publicidade voltada para aqueles que acompanhavam os assuntos de suas comunidades e etc. O erro do orkut foi esse, valorizar demais a quantidade em detrimento da qualidade. Mas como pra empresas, quanto maior, melhor…
Recomendo, principalmente aos estudantes, o livro “Marketing 3.0” do Kotler (http://www.viabooks.com.br/book_details.asp?cod_livro=KO3845) que aborda temas como esse. O futuro e o presente do marketing, como se despregar do passado e das formas antigas de comunicação.
Abraços,
Prof. Jorge
Bem, como vi em alguns comentários acima dizendo ser “cool” está nas mídias sociais do momento, realmente nao sabe o que esta dizendo,cool é vc esta ligado e conectado com seus amigos independente de onde estejam, redes sociais, barzinhos, praia, baladas ou mesmo eu sua casa reunindo-os p um bom vinho ou um filme. Condicionar ser da hora ou não, simplesmente pelo o fato de está cadastrado numa rede social do momento é simplificar as coisas demais. A velocidade com a internet funciona em nossas vidas é espetacular, talves isso que nos fascina tanto nesta. Então, assim, como produtos e serviços tradicionais que aparecem e com o tempo ficam obsoletos, existem o ortuk, fotolog, como este mencionado e desenterrado num comentário recente, que sao produtos a serem condenados a se reciclarem constantemente, caso contrario fica à margem das novas onda do momento. Entao se o facebook esta na crista, ótimo, usemos e abusemos de seus serviços, façamos amizades, compremos produtos e esgotemos ate o ultimo bite, ate que surgir outro produto, que seja o google+ ou outro qualquer, o que nao podemos é ser escravos deste meios e sim usuários! Ate porque eles passam e nós ficamos para esta nas próximas cenas…
[…] após estar disponível para usuários do Android e está passando por uma das melhores fases do ciclo de vida das mídias sociais. Saiu do gueto dos hipsters, chegou ao mainstream depois de virar capa da Veja e agora faz parte do […]