A Revista TPM deste mês trouxe uma reportagem muito boa sobre blogueiras que se tornaram autoridades em beleza e estão ganhando dinheiro e reconhecimento por causa dos seus blogs.
Há alguns meses escrevi sobre como é bom usar a autoridade de personalidades nas campanhas publicitárias, desde que autenticidade dos mesmos seja preservada. Isso também acontece com as blogueiras citadas na reportagem acima.
Enquanto Marina tem patrocínio no seu blog e Janaína ganha um quadro na MTV, existem agências e empresas que ainda tratam os blogs como mídia gratuita para os seus produtos, enviando releases como sugestão de pauta. A remuneração? Ser o primeiro a receber a informação para divulgar aos leitores. Ou seja, querem pegar emprestada a reputação que o blogueiro (a) construiu junto com o seu público a preço de banana ou de graça mesmo.
Recebo algumas dessas “sugestões de pauta” vindas de agências. Tem agência que pede urgência em postar a nova campanha do cliente dela que irá ao ar no mesmo dia na TV. Ora, se a empresa investiu muito dinheiro para anunciar por lá, porque ela não pode olhar o meu media kit e propor um publieditorial, como fizeram para anunciar a segunda temporada de Mad Men na HBO? Eles devem ter em mente que um post ficará registrado por tempo indefinido na web e pode ser encontrado a qualquer hora pelos mecanismos de busca. Até hoje o post de Mad Men recebe visitas vindas do Google.
Quando um blogueiro aceita escrever um publieditorial ou exibir o banner de uma empresa certamente tem um peso maior no leitor, pois ele empresta um pouco da confiança que as pessoas têm nas suas opiniões abordadas na sua página. É mais autêntico do que uma emissora que aceita qualquer anunciante, desde que o material siga as normas de qualidade da TV.
O post pago acaba virando mais que uma simples propaganda e se torna um atestado de aprovação do autor sobre o produto que ele escreveu. Se o blogueiro pode influenciar as pessoas a consumirem algo, porque ele não pode ser remunerado por esse serviço? Por isso, antes de enviar o release do seu cliente, conheça as políticas do blogueiro sobre o assunto e trate o blog como uma forma de mídia para sua campanha publicitária. Sua agência e seu cliente só têm a ganhar com essa atitude.
Gostei do Post, muito interessante uma vez que muitas agências têm em seu quadro blogueiros, e vêem o quanto a credibilidade dessas pessoas é fundamental na hora de falar sobre assuntos polêmicos, ou não. Mas uma coisa eu gostaria de falar, sobre o inverso da coisa.
Quando blogueiros para viabilizar seus blogs “queimam” com gasolina e querosene sua credibilidade, e tornam-se referenciais apenas para amigos e pessoas interessadas em ver o “blog querido” no ar. Quando vejo blogs políticos patrocinados por órgãos públicos, ou por partidos políticos e falando mal apenas da oposição. Quando vejo um blog ou site que fala sobre informática e tem uma logo da Intel ou da Microsoft patrocinando, e falando mil maravilhas das vantagens de seus produtos, mesmo quando quem pesquisa sabe que paga-se 70% do valor em uma logo, e que concorrentes são melhores que os produtos comentados e referenciados pelos bloqueiros.
Mas a viabilidade é necessária, mas mais necessária é a credibiliade do autor.
Saudações.