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Como fazer live no YouTube para marcas e pessoas em 2020

Como fazer live no YouTube para marcas e pessoas em 2020

Fazer live no YouTube pode ser uma saída para produtores de conteúdo, marcas e personalidades durante este período de isolamento social. Depois do sucesso de Gusttavo Lima, Jorge e Mateus, Marília Mendonça e outros artistas, marcas patrocinaram estes vídeos.

Portanto, será que sua marca ou dos seus clientes podem aproveitar este recurso?

Dicas de como fazer live no YouTube

Acredito que, em primeiro lugar, é preciso definir o objetivo da live. Afinal, ela é mesmo necessária ou só entrou no planejamento por ter sido adotada por um segmento?

Se a resposta for afirmativa, hora de planejar. Os principais itens de uma live no YouTube:

  • Qual o tema;
  • Data do evento que permita tempo de divulgação;
  • Quem vai apresentar;
  • Parte da casa mais apta para a transmissão ao vivo (sem ecos, o que vai aparecer atrás da pessoa, etc);
  • Período da transmissão. Se for de dia, aproveitar a luz natural. Se for à noite, providenciar luz artificial adequada (abajur, luminária, etc).
  • Recursos a serem utilizados: será por celular ou notebook? Usar headphone ou microfone de lapela?

Vale conferir estas dicas rápidas no The New York Times sobre como posicionar melhor seu notebook tanto para gravar vídeos quanto transmissões ao vivo.

Faz algum tempo que o YouTube mudou algumas regras para este tipo de evento. Ainda é possível transmitir direto por lá, mas ficou muito limitado. Pela minha experiência com lives, vale configurar com programas de streaming como OBS, onde você pode incluir o logotipo e outras informações na tela, como os slides do PowerPoint.

Por isso, caso não saiba o que é OBS, vale pesquisar nos tutoriais em vídeo para aproveitar todos os recursos disponíveis.

Ideias para transmissões ao vivo no YouTube

Como você deve imaginar, apresentação de shows não é o único formato possível para live. Portanto, para ajudar na sua decisão se vai fazer ou não, deixo uma lista de sugestões.

Aula gratuita: é um das táticas mais usadas por profissionais de Marketing Digital. Afinal, esta transmissão é usada como topo do funil de vendas: eles criam anúncios digitais para atrair muitos espectadores. Oferece conteúdo de qualidade por cerca de uma hora e meia e, no final, lança a oferta de um curso para quem se interessar em adquirir.

Claro que não é o obrigatório fazer live com objetivo de venda. Você pode organizar esta aula para realmente ajudar seu público e incentivar o aumento da sua base de inscritos para seu canal, por exemplo.

Aula paga: é uma modalidade que faço de vez em quando. Ou seja, você cobra a inscrição por alguma plataforma como o Sympla e configura a transmissão como Não listado. Neste tipo, só terá acesso ao link quem se inscreveu. O envio será feito pelo e-mail cadastrado na plataforma.

Inclusive, também recomendo o Sympla como base para aulas gratuitas, pois já recebi muitas inscrições de quem encontrou o evento por acaso.

Entrevista: durante a quarentena, este é o único caminho seguro para conversar com alguém. Além disso, dependendo da pessoa convidada, você acrescenta valor ao conteúdo ao publicar a entrevista no seu canal. Afinal, é uma chance de alcançar um público novo.

Para conectar com outras pessoas, vale usar o OBS para mostrar a tela do Hangout, Zoom ou outro software de sua preferência. Ou seja, tem este vídeo com passo a passo de como configurar.

Tutoriais: uma das grandes motivações de busca no YouTube, que é o segundo maior buscador do mundo, é aprender como montar algo ou alguma coisa. No Marketing Digital, eu percebo que está cada vez mais comum ensinar como montar um site do zero, por exemplo.

Itens que ajudam na divulgação da live

Além de tudo isso, preocupe-se com o título e descrição do vídeo. Ou seja, aplique técnicas de SEO coloque um título que seja chamativo e tenha palavras-chave bastante procuradas. Para ajudar nesta tarefa, use o Answer The Public.

Vídeos no YouTube não ficam “velhos”. Portanto, eles estão sempre disponíveis para surgir em pesquisas futuras. No meu canal, por exemplo, o vídeo mais buscado é de 2017.

Por falar nele, assine meu canal para saber quando rolar vídeos e lives. Além disso, aproveite e me siga no Instagram e Twitter. E compartilhe este post com quem tem interesse em aprender mais sobre transmissões ao vivo no YouTube.

Se você ainda não criou o seu canal, baixe este e-book do próprio YouTube com dicas básicas para começar do zero.

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