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Influenciadores digitais no Marketing Digital: como usar na sua estratégia

Influenciadores digitais no Marketing Digital: como usar na sua estratégia

Influenciadores digitais no Marketing Digital é uma das estratégias mais utilizadas pelas agências e marcas. Por ser um mercado relativamente novo, não existe um “manual de instruções”. Mas os anos de experiência dos profissionais já permitem definir o que funciona nesta relação.

Este artigo foi feito com base em um post que publiquei no meu Instagram e que terá novas informações sobre como você conta com a força dos influencers para expandir seu negócio ou dos seus clientes.

O que é preciso saber sobre influenciadores digitais

Muitos empreendedores ou empresários querem fazer parcerias com influenciadores digitais, mas por falta de experiência e colocar o foco apenas no número de seguidores, muitas vezes ficam frustrados com o resultado obtido.

Por causa dessa forte crença em pensar influenciadores digitais no Marketing Digital com a mesma lógica de campanha em mídia tradicional, muita gente não acredita que, em alguns casos, contratar uma pessoa com milhares de seguidores é mais efetivo que tem milhões de pessoas.

O primeiro passo ao montar a lista de influenciadores digitais para sua estratégia é definir o objetivo de marketing da ação. Afinal, se a marca atua apenas em uma cidade, é necessário investir muito dinheiro no influencer que atinge muitos estados do Brasil e, quem sabe, no mundo?

Funil de marketing digital com influenciadores digitais

Por isso, eu trago o funil desenhado pelo The Business Of Fashion com os tipos de influenciadores e os objetivos de venda que mais se encaixam no estilo deles. Considerando que os seguidores foram conquistados de forma orgânica, logicamente.

Funil de marketing digital com influenciadores digitais

Macro (mais de 500 mil seguidores): neste patamar, o público destes influenciadores se torna cada vez mais genérico, sem características em comum. Por isso, neste caso, o objetivo da ação é tornar a marca conhecida ou o fazer o público tomar consciência da existência dela e considerar a compra. É uma ótima forma de impactar muitas pessoas. Principalmente quando existe muita verba disponível para investir.

Mid (entre 100 e 500 mil seguidores): o objetivo que mais se encaixa nesse caso é aplicar técnica de storytelling. O perfil ainda não é tão grande, mas ainda possui conexão com seus seguidores. No storytelling, a marca pode montar série de posts em parceria com o(a) dono(a) do perfil para contar uma história envolvente, por exemplo.

Micro (entre 10 a 100 mil): para marcas que querem se associar a perfis com vários comentários que vão além do “linda”, que salvam os posts, recomendam para amigos e outras ações a favor do perfil.

Nano (entre mil a 10 mil): este grupo de influenciadores é perfeito para quem quer conversão, pois os seguidores possuem características e gostos muito parecidos. Além disso, a conexão e relação de confiança é muito forte. Em 2012, eu tinha pouco mais de mil seguidores, mas uma faculdade de publicidade conseguiu vários inscritos para um concurso que ajudei a divulgar.

Como medir resultados das ações?

Existem diversos métodos para mensurar o retorno dos influenciadores digitais no marketing digital. Existem empresas que fazem esse serviço. Para quem não possui muita verba para isso, seguem algumas dicas.

  • Use o bit.ly ou outra forma de criar tags para cada influenciador que usar os links da campanha.
  • Monitore os comentários nos posts dos influenciadores para observar o sentimento do público em relação ao produto ou serviço anunciado. Ou ao envolvimento do influencer com a marca.

Para complementar esse conteúdo, ouça três episódios do Podcitário envolvendo estratégias com influenciadores digitais: 

Como se tornar influenciador digital, parcerias comerciais com influenciadores digitais e Marketing de influência das marcas.

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