Montar portfólio de mídias sociais é uma das principais dúvidas de quem trabalha no mercado digital. Eu já publiquei dicas para portfólio criativo, mas trabalhar em social media envolve áreas diferentes do mercado publicitário. Por isso, eu este post é baseado em alguns modelos que encontrei e impressões de outros profissionais.
Itens essenciais do portfólio de mídias sociais
Como quase tudo no mercado de comunicação digital, não existe “receita de bolo” para você criar um portfólio perfeito. Mas, certamente, existem algumas coisas que você deve levar em consideração.
- Apresentação
- Objetivo
- Linguagem descomplicada
- Leitura fácil
Apresentação
Vale colocar uma foto que valorize seu rosto. Dependendo do formato (que falarei mais adiante), dá para brincar de colocar em forma de avatar, por exemplo. Faça um resumo do seu histórico profissional com as experiências que tem a ver com a área.
Sugiro colocar em forma de palavras-chave suas habilidades: BI, Criação, Redação, Analytics ou outra área do mercado. Pois facilita a visualização para quem vai ler se você serve para o que procura.
Objetivo
Assim como uma campanha de publicidade ou ação do seu cliente, nada terá sentido a função do seu portfólio de mídias sociais não estiver definida. Ele servirá para você conquistar vaga de emprego ou clientes? Portanto, a pessoa que vai ler seu material precisa saber para qual nicho de mercado trabalha e se você atende pequenas ou grandes empresas.
Linguagem descomplicada
Muitos profissionais esquecem que o cliente não trabalha com mídias sociais. Afinal, o seu trabalho é facilitar as noções dele sobre este mundo. Por isso, evite usar jargões da área. Em vez de escrever insights, você pode substituir por dados. Troque timeline por linha do tempo. Lembre-se que, na maioria das vezes, você não terá chance de responder eventuais dúvidas para o possível cliente ou empregador sobre o que está no portfólio de mídias sociais.
Leitura fácil
Tempo é algo valioso neste caso. Afinal, nem todo empregador ou empresário pesquisando por um social media terá paciência em ler todo o seu histórico. Seja objetivo tanto no texto quanto na organização das peças.
Dicas para seu portfólio social media
A primeira dica é você passar seu estilo no portfólio. Ou seja, você pode adaptar o que está lendo e adicionar sua criatividade. Como já escrevi, não existe fórmula pronta para criação e sim um guia. Com isso em mente, veja o que você pode aplicar para chamar atenção do leitor.
Coloque o melhor trabalho na frente: vale lembrar o famoso ditado “a primeira impressão é a que fica”. E você quer impressionar positivamente quem vai conhecer o seu trabalho. Por isso, vale lembrar o Manual do Estagiário sobre a ordem das peças. As melhores peças ou cases em primeiro e último lugares. Assim, você deixa a pessoa vai lembrar da qualidade do seu trabalho.
Use o embed dos posts: tem posts que você criou que geraram muitas reações, compartilhamentos e comentários positivos. E a melhor forma das pessoas verificarem o sucesso é aplicar o código embed que o Facebook, Twitter, Instagram e outras mídias oferecem em vez de colocar o print. Ou seja, você aplica o gatilho da prova social de que seu trabalho é eficiente.
Mostre resultados: melhor que apenas exibir as peças, é falar rapidamente do que o conteúdo gerou para o cliente. Pode ser post com ótimo alcance orgânico, por exemplo. Desta forma, você pode destacar os comentários indicando que a pessoa adquiriu o produto ou serviço ou outra informação que valha a pena ser citada. Ou seja, isso deixa quem está analisando seu portfólio mais confiante sobre você.
Call To Action no final: não esqueça de finalizar o portfólio com frase com último argumento para a pessoa te contratar acompanhado de uma chamada para ação: ligue, entre em contato, etc. Afinal, este é o maior objetivo de um portfólio de mídias sociais, não é?
Qual é o melhor formato?
Você organizou o conteúdo e as informações, mas está em dúvida sobre a melhor forma das pessoas conhecerem seu trabalho. No caso de um portfólio de mídias sociais, eu observei que os mais usados são:
- Lâminas em jpg
- Até em Word
Mais uma vez, você precisa analisar como ficou seu portfólio. Se tem texto para acompanhar as peças, provavelmente o PDF seja o mais indicado, até mesmo se você resolver fazer em Word. É um formato leve e fechado que evita possíveis alterações no conteúdo que você publicou.
Vale lembrar das adaptações do portfólio. Se o seu cargo for monitoramento, por exemplo, certamente vale usar nuvem de tags, inforgráficos e até, quem sabe, técnicas de storytelling para o leitor entender o case. O mercado de social media não vive exclusivamente de cards para Facebook.
Mas, a decisão final sempre será sua e o formato que será aplicado será influenciado onde você vai hospedá-lo.
Onde hospedar seu portfólio de mídias sociais?
Pesquisando para fazer este post, eu encontrei três alternativas gratuitas e válidas para um portfólio de mídias sociais.
- Google Drive
- Behance
Google Drive: a plataforma de compartilhamento pode ser uma boa se a sua intenção é enviar o link do portifa quando estiver prospectando cliente ou conversando com empresas em busca de vaga. Depois de enviar o PDF, eu sugiro que crie um bit.ly personalizado para não “assustar” com aquele link gigante. Por isso, confira este exemplo.
Pinterest: muita gente não sabe mexer por lá. Mas, caso você tenha criado uma conta e organizado alguns boards e pins, certamente vai se surpreender com o número de acessos. Se você nomear corretamente cada material, ajuda a ser encontrado pelas pesquisas que são feitas. Ideal para mostrar cases e infográficos. Segue um exemplo.
Behance: pesquisando em grupos de Facebook, ele foi quase unanimidade. É uma das plataformas mais conhecidas para hospedar portfólios gratuitamente e pode servir para o seu. Além disso, existe a possibilidade de organizar cada projeto em uma pasta. Olha este exemplo.
Como bônus, eu indico ter um blog. Não inclui como opção gratuita pois depende do seu planejamento. O WordPress oferece URL gratuita, mas pode passar imagem amadora, além de ter o lance da hospedagem. Enfim, se você possuir um blog, ele pode ser uma boa alternativa por permitir colocar o código embed dos seus trabalhos, gif animado ou, até mesmo um video portfólio caso você fica à vontade em frente às câmeras para apresentar seu trabalho.
Colocar ou não o preço?
Você organizou tudo e chegou a hora do dilema para finalizar seu portfólio de social media, caso o objetivo seja prospecção de cliente. Afinal, vale a pena divulgar o preço do seu serviço? Vou colocar pontos positivos e negativos sobre o que eu acho.
Positivos
- Você já filtra os curiosos dos interessados. Se a pessoa leu os valores dos seus pacotes e mesmo assim entrou em contato, o potencial de fechar negócio aumenta. Afinal, ele já conhece parte das suas habilidades.
- Passa segurança. Ou seja, de que você confia que está cobrando o valor justo do seu trabalho.
Negativos
- Certamente você gastará um tempo para detectar quem gostou e quer fechar negócio e quem mandou mensagem apenas para saber quanto é o serviço e não querer pagar depois de saber.
- Se o seu portfólio ficar bem posicionado no Google, corre o risco de perder oportunidades de negócio, já que o visitante não sabe quanto custa os serviços e não está disposto a entrar em contato só para isso.
Conclusão
Quem trabalha no mercado, é fundamental criar portfólio de mídias sociais. Tanto quem está em busca de vaga de emprego bem como quem quer se dedicar a ter mais clientes como profissional.
Este post serve mais como guia do que um manual definitivo. No final das contas, você vai montar o portfólio com as dicas deste texto e adicionar a sua criatividade. Nada impede que você tenha uma sacada para deixar o que você fez mais atraente para o leitor.
Se quiser, compartilhe nos comentários o que você já fez quando precisou ter o seu próprio portfólio. E não esqueça de enviar para amigos e colegas de mercado, pois é provável que esta seja uma das maiores dúvidas de quem atua no mercado de mídias sociais.
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