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O que é Branding e como fazer para a sua marca

O que é Branding e como fazer para a sua marca

Muitos empreendedores e empresários possuem uma percepção errada sobre o que é Branding e o conceito desta disciplina. Portanto, existe o perigo das marcas investirem em um trabalho que se propõe a aplicar o Branding, mas acaba sendo, geralmente, uma simples criação do logotipo, por exemplo.

O objetivo deste post é detalhar sobre o significado de Branding e mostrar que existem muito mais processos que devem ser trabalhados conforme as boas práticas desta disciplina.

Afinal, o que é Branding?

A definição de Branding se apoia no conceito de gestão de marca. Em outras palavras, é um grupo de fatores que ajuda a traduzir o propósito da empresa para o seu público. Isto é feito através de ações e experiências que vão ajudar a criar um sentimento positivo nas pessoas, tornando a marca mais desejada pelo seu público.

Por isso, criar o logotipo de forma isolada não é Branding. Ele é apenas parte do processo. Fazer Branding envolve:

  • Identidade visual: sua loja possui um padrão? As pessoas reconhecem imediatamente quando passam diante dela?
  • Experiência: a sensação que o produto ou serviço da marca desperta nas pessoas.
  • Personalidade: a linha editorial do conteúdo, a atitude da marca comunicada através da mídia ajuda a definir uma imagem na mente do público.
  • Propósito da marca: valores intangíveis que fazem o público se identificar e se tornarem “advogados” da marca, gerando indicações para amigos.
  • Criação de persona: se a marca fosse uma pessoa, como ela seria?
  • Entrega de valor: quando a marca se consolida, o público faz questão até de pagar um preço um pouco mais caro que a concorrência justamente pelo bom trabalho de Branding executado para a marca.

Estes são os principais itens, mas certamente outros podem ser incluídos, desde que ajude na percepção do público sobre a marca em questão.

Branding é um conjunto de elementos feitos na gestão de marca para conquistar o coração do público.

Exemplos de Branding

Agora que você sabe o que é Branding, imagine a Netflix, por exemplo. O que vem à sua mente? Se você for fã do serviço, certamente vai lembrar da praticidade, o preço fixo e baixo em relação às milhares de opções de filmes e séries que ele dispõe.

A percepção da empresa é tão positiva que muitos canais do YouTube, blogs e podcasts geram mídia espontânea para a marca, como este post. E os seus assinantes são apaixonados e defendem a marca diante de possíveis críticas.

Mesmo em uma posição muito confortável na mente do público, ela continua criando vídeos para divulgar suas produções que geralmente viralizam. Ou ações que geram buzz, como a assinatura vitalícia para Sílvio Santos. Isso aconteceu depois que o apresentador revelou que assiste Netflix.

Graças este trabalho de Branding, o logotipo da Netflix desperta vários sentimentos no público, mesmo ele sendo tão simples.

O que é Branding - Logo da Netflix

Quando você pensa em refrigerante, certamente lembra da Coca-Cola. Mesmo no Top Of Mind, a marca não cansa de criar ações e experiências. Pois sabe que quem não é visto não é lembrado.

Como fazer o Branding da sua empresa?

É muito comum pequenas empresas contratarem os “sobrinhos” para criar um logotipo bem simples. Como defende este texto (em inglês) e já comentei acima, ele sozinho quer dizer nada para o público. Ainda mais se a empresa for desconhecida do grande público.

Dia desses, eu passei em frente a uma pequena churrascaria que tinha uma placa com o verde predominando no logotipo. Cheguei a pensar que era algum tipo de “churrasco vegetariano” justamente por causa da cor.

E o cartão de visita seguiu o mesmo modelo, onde nada lembrava churrasco. Certamente foi feito por alguém que desconhece o estudo das cores, de que cores quentes como vermelho, laranja e amarelo despertam o apetite no público.

No episódio do meu podcast sobre as funções do publicitário, Jorge comparou o trabalho publicitário a alfaiataria. Isto é, precisa de tempo para ser construído e muitos empresários e empreendedores encaram este serviço como fast food. Não se preocupam no valor e experiência que tornem a marca única para o cliente.

Com ajuda de profissionais, o empresário deve se preocupar com a logística do atendimento, treinamento dos funcionários, criar diferencial em relação à concorrência e outros aspectos do Marketing.

Tudo isso não adiantará se o produto ou serviço da empresa não tiver qualidade e capacidade de resolver a demanda do cliente. Seu restaurante pode ter o logotipo mais feio da cidade, mas se oferecer comida excelente, ambiente agradável e serviço de primeira, certamente o público vai amar e recomendar o estabelecimento. Experiência importa.

O que é Branding Equity?

Quando se faz um bom trabalho de Branding, a empresa gera Branding Equity. É a fase onde a marca possui percepção de valor do seu público. Outros aspectos considerados:

  • Poder de influência no mercado: capacidade de ditar tendências até mesmo entre os concorrentes.
  • Consumidores altamente leais à empresa: mesmo que exista opções melhores, as pessoas permanecem fiéis à marca.

O melhor exemplo é a Apple. Os seus aparelhos são bem mais caros em relação aos concorrentes. E o preço praticamente fica no mesmo patamar, mesmo que a versão fique desatualizada. Mesmo perdendo nas especificações técnicas, é quase impossível o seu público comprar de outra marca.

Eles buscam diferenciação em vários detalhes, que vão no nome com grafia diferente (iPhone, iPad) até o design dos aparelhos. Por exemplo, a famosa maçã iluminada nos MacBooks.

O que é Branding da Apple - MacBook

Branding Equity é o valor de mercado que a marca possui.

Conclusão

Os mercados de todas as áreas estão cada vez mais competitivos. Portanto, quem está preocupado em saber o que é Branding e consegue aplicar o conceito na empresa, sai na frente. Por isso, contrate um profissional ou agência que faça este trabalho para você.

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