Campanha para dia dos pais e outras ações criativas relacionadas a esta marca do calendário é sempre um desafio para publicitários, como as outras grandes datas comemorativas durante o ano.
Sinto que até mesmo o departamento de marketing das empresas possui dificuldade no desenvolvimento das estratégias.
O grande desafio é ter consciência que o mundo realmente mudou, assim como o conceito de família. Por isso, temos várias situações que, se não forem estudadas, podem gerar ruídos nas campanhas ou, até mesmo, rejeição do público.
Confira algumas ideias com a finalidade de inspirar sua criatividade para criar materiais, ações e afins sobre a data.
Situações de campanha para dia dos pais
A vez dos padrastros
Por muito tempo, os anúncios era sempre voltados aos pais biológicos. Afinal, no passado, existia a ideia de não considerar madrastas e padrastos nas respectivas datas.
Em 2009, a Tim surpreendeu com este comercial homenageando esta figura paterna.
Mas, ainda em 2018, é difícil encontrar marcas homenageando os padrastos. Nesse sentido, esta pode ser uma chance do seu cliente surpreender o publico.
Pai transgênero
A identidade de gênero é um assunto que, de vez em quando, entra na pauta. No dia dos pais do ano passado, a Propeg criou para o GGB (Grupo Gay da Bahia) o True Colors.
O vídeo conta a história de César Sant’anna, que deu a luz a um filho antes de fazer a transição. Conheça mais sobre a história dele.
O material trouxe o Leão de Prata na categoria Film do Cannes Lions 2018.
Negro em campanha para dia dos pais
Por muitas décadas, quando se falava em “família de comercial de margarina”, quase sempre vinha em mente pessoas brancas. Por isso, mesmo com 54% da população brasileira se declarando negra, ela não se via representada nas campanhas.
E as agências de publicidade também não se moviam para mudar esta realidade, como o caso que de vez em quando conto nos episódios do Podcitário.
Atualmente, está mais frequente a presença de pessoas negras na publicidade e com o dia dos pais não pode ser diferente.
Pais gays
Filhos adotivos também possuem pai e mãe. Afinal, temos diversos casos onde casal de homens gays adotam bebês, crianças e até adolescentes. Na TV, temos a série norte americana Modern Family.
No Brasil, existem poucos exemplos, como Niko e Eron na novela Amor à Vida. Por isso, ao seguir esse estilo da TV, a publicidade brasileira possui pouquíssimos exemplos envolvendo gays, como reuni nesse post.
“Pães”
Um dado chamou a atenção durante a Copa 2018: seis dos onze titulares da Seleção Brasileira foram criados apenas pela mãe. Segundo estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 40% dos lares brasileiros são chefiados por mulheres.
Portanto, seria uma chance de mais uma homenagem no ano para estas mulheres que assumiram um papel duplo na criação dos filhos.
Dá para fazer na campanha para dia dos pais que você vai criar?
Claro que são situações que assustam qualquer anunciante. Por isso, é claro que nem toda marca precisa seguir esta linha sem respeitar a persona desenvolvida na comunicação. Pelo menos, estas sugestões ficam como forma de inspiração.
Nesse meio tempo, quem sabe, você coloque esta pauta para o cliente em um futuro próximo. Afinal, a publicidade tem poder de influenciar opiniões e impactar comportamentos.
Acho que é oportunidade de fazer boa parte da fatia dos brasileiros se sentir representado.
[…] as campanhas publicitárias não usam aquela imagem de pai dos comerciais de margarina do passado. Neste post de 2018, eu mostrei cinco comerciais que retrataram os diversos pais que existem na vida […]