Como não poderia deixar de ser, chegou o momento de eleger os melhores comerciais brasileiros deste ano. Uma surpresa na lista foi a inclusão de um case incrível que tem objetivo muito nobre e bastante efetivo que mereceu estar aqui.
Vale lembrar que, diferente dos anos anteriores, a lista foi construída praticamente com base em minhas decisões. Levei em consideração algumas opiniões, mas o resultado é responsabilidade minha. Será que você vai concordar comigo?
Brastemp – Homemenagem
Para mim, não teve para ninguém: o grande buzz que a marca causou na época que foi lançada foi incrível. E o roteiro ajudou nesse sucesso: trouxe a dupla de sucesso do passado para falar sobre alguns memes famosos. Destaque para as atrizes que tiveram bom humor para topar a participação na campanha.
Avon – Repense as princesas
Uma das campanhas mais polêmicas do ano, onde a marca traz um novo ponto de vista para o público repensar o significado ao elogiar uma garota de “princesa”. Fiz até um vídeo sobre o assunto, para mostrar como ele foi necessário ao trazer crianças negras como protagonistas que quase nunca são lembradas quando usam a palavra.
Hermes Pardini – Vacina com Realidade Virtual
A ação criada pela Ogilvy para a clínica Hermes Pardini utiliza Realidade Virtual para facilitar a aplicação de vacinas em crianças. A ideia ganhou Leão de Cannes na categoria Health. Merecido.
Itau – Astronauta
Faz tempo que o Itau sempre entrega bons comerciais, mas a história da menina que sonha em ser astronauta está acima da média.
Burger King – Grill Dog
A comunicação do Burger King sempre foi pautado pela zoeira. Sendo assim, não é de se estranhar que eles aproveitassem o lançamento do seu hot dog para fazer uma pergunta indiscreta para as pessoas antes de revelar o verdadeiro objetivo.
Aji-no-moto – ABC do AjiPanda
Usar funk em comerciais geralmente traz um resultado divertido e aqui não foi diferente. Méritos da música grudenta que fizeram para recitar o alfabeto.
Skol – Toca Raul
Seguindo com a desconstrução e pedido de desculpas pelos anos de campanhas machistas, a Skol levou a filha de Raul Seixas para cantar Metamorfose Ambulante enquanto exibe comentários quadrados cheios de preconceitos. O clima da produção contagia. Mas, assim como aconteceu com a Avon, não vale ler os comentários quadrados que foram deixados no vídeo.
Netflix com Gretchen – GLOW
Para lançar a série GLOW, a Netflix colocou ninguém menos que a rainha dos memes, Gretchen, para uma entrevista hilária. O roteiro tem direito a um plot twist no final para deixar tudo melhor.
Confira a versão em vídeo
E então, você concorda comigo ou acha que tem comercial que merecia ser lembrado? Deixe seus indicados nos comentários.
Os comerciais estão muito bons parabéns pela temática do blog
[…] banco, mais uma vez, figurando entre os melhores. Se no ano passado contaram a história da menina que queria ser astronauta, desta vez fizeram um clipe liderado por Iza para anunciar o programa Mulher […]