O slogan é um dos principais elementos de uma campanha publicitária. No passado, agências costumavam criar um para os anunciantes, já que funciona como assinatura da marca. Ou seja, os slogans mais famosos têm o poder de ficar na cultura popular por décadas. Por isso, são capazes de serem ditos como se ainda estivessem no ar.
O que é slogan?
O significado de slogan está na função de ser mais que uma frase criativa. Portanto, ele traduz a identidade da empresa, geralmente, em poucas palavras para ter fácil memorização pelo público.
Muitos deles possuem um pedido de ordem junto com argumento de venda. Desta forma, a marca se posiciona no mercado com determinada característica através de uma frase descontraída e criativa.
Os slogans mais famosos possuem uma característica comum: são tão memoráveis que é capaz de, quando você conferir a lista, reviver algumas emoções e momentos do passado. Portanto, é possível que você relembre a locução de alguns comerciais durante a leitura, comprovando o seu papel na publicidade.
E os slogans mais famosos são:
- Pergunta no Posto Ipiranga
- Não esqueça a minha Caloi
- Quem pede um, pede Bis
- Tomou Doril, a dor sumiu
- O caldo nobre da galinha azul (Maggi)
- Tem 1001 utilidades (Bombril)
- A número 1 / Refresca até pensamento (Brahma)
- A cerveja que desce redondo (Skol)
- Quem disse que não dá? Na Fininvest dá
- Abuse, Use (C&A)
- É impossível comer um só (Cheetos)
- Dê férias para seus pés (Rider)
- Todo mundo usa / As legítimas (Havaianas)
- A verdadeira maionese (Hellman´s)
- Se é Bayer, é bom
- Energia que dá gosto (Nescau)
- Simples assim (Oi)
- Faz do leite uma alegria (Quick)
- Terrível contra os insetos. Contra os insetos (SBP)
- Viver sem fronteiras (Tim)
- O sol na medida certa (Sundown)
- Você conhece, você confia (Volkswagem)
- Redbull te dá asas!
- Deu duro, tome um Dreher
- Ligadona em você (Arapuã)
Apesar de ser curto, o slogan dá trabalho para ser construído, pois ele tem a responsabilidade de passar a verdade do produto ou serviço. Quando isso não acontece, o público pode usá-la contra a marca, como foi o caso da Tim por um período de tempo, quando a conexão da maioria dos clientes caía e piadas com a “fronteira” que eles encontravam para usar o serviço da operadora eram comuns nas mídias sociais.
Você leu e sentiu falta de algum slogan marcante? Por isso, deixe nos comentários e repasse esse post para amigos e colegas do mercado publicitário para ajudar a deixar a lista mais completa. E assine meu canal no YouTube.
Não tem preço (Master Card)
É gripe? Benegrip
As anatômicas só Ipanema tem
A Nextel é rádio, é celular, é ilimitada
Compacto pra quem vê, gigante pra quem anda (Volkswagen Fox)
Dedicação total a você (Casas Bahia)