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Perfil da empresa no Google: como criar e vantagens para seu negócio

Perfil da empresa no Google: como criar e vantagens para seu negócio

Perfil da empresa no Google é um importante aliado de marcas de todos os tamanhos. Por isso, mudanças importantes foram feitas para quem possui empresa. Este post tem informações essenciais tanto para quem já tem presença digital quanto para quem está começando a carreira agora.

O que é Perfil da Empresa no Google?

É o substituto do Google Meu Negócio cuja função é mostrar a empresa em uma lista de opções para buscas de produtos ou serviços realizadas na pesquisa do Google. 

Para sua empresa ficar entre os três primeiros lugares destas pesquisas, a plataforma leva em consideração três fatores:

  • Importância para a pesquisa: se você tem uma hamburgueria, por exemplo, sua empresa vai aparecer para quem pesquisa delivery hambúrguer.
  • Distância que a pessoa está: o celular é cada vez mais utilizado para pesquisar. Por isso, a lista mostrará primeiro as empresas que estão perto baseado na localização aparelho. Portanto, ter um Perfil no Google é um aliado poderoso para negócios locais.
  • Perfil bem avaliado: empresa com muitas avaliações 5 estrelas sempre ficarão na frente da concorrência. Ou seja, vale a pena incentivar os clientes a deixarem sua avaliação no seu perfil e responder tanto os positivos quanto os negativos.

Como colocar o endereço da minha empresa no Google?

Colocar o perfil da sua empresa no Google grátis é muito fácil. Afinal, a gigante das buscas tem o objetivo de facilitar a pesquisa das pessoas. Por isso, ela oferece este cadastro gratuitamente para empresários e empreendedores que tenham interesse em ter seu perfil empresarial.

Para criar o perfil no antigo Google Meu Negócio, siga os seguintes passos:

  • Acesse este endereço com o Gmail conectado
  • Escreva o nome da empresa e selecione a categoria que ela faz parte
  • Determine se você atende presencialmente ou apenas online
  • Informe se a empresa atua apenas na cidade ou atende todo o Brasil
  • Coloque telefone e site cujo endereço é o mesmo que o nome. Exemplo: Pet Shop São Paulo deve ter petshopsaopaulo.com.br
  • Escreva o endereço para receber a carta com o código para verificar o Perfil da Empresa.
  • Adicione horário de funcionamento
  • Habilite para que potenciais clientes mandem mensagens para você
  • Escreva sobre a empresa na área de descrição. Utilize técnicas de SEO, ou seja, frases e palavras-chave que são muito buscadas no mercado da empresa.
  • Coloque as primeiras fotos. Caso tenha negócio físico, é importante ter fachada, ponto de referência e do ambiente. 

Depois de realizar todos estes passos, como ver sua empresa no Google ficará disponível para todos. 

O que muda para quem já tem Google Meu Negócio?

Afinal, como migrar do antigo Google Meu Negócio para o Perfil da Empresa no Google? A essência se manterá, ou seja, a função de mostrar sua empresa como resultado de pesquisa continua. A mudança principal está em como gerenciar o local.

Portanto, a gigante das buscas desativará o aplicativo e gerenciador de negócios Google acreditando que colocar a gestão do Perfil da Empresa ficará mais simples sendo feita pela barra de busca (basta digitar Minha empresa que o link aparece) ou via Google Maps.

Resumindo: se você já tinha Google Meu Negócio da sua empresa, essencialmente só mudou a forma de gerenciar o conteúdo, comentários e afins. Por isso, fique atento a todas as notificações que você receber vindo do espaço para não perder oportunidades de negócios.

Principais vantagens em criar Perfil da Empresa no Google

O Google é conhecida pelo foco na experiência do cliente. Afinal, é esta sensação de utilidade que faz com que ele seja consumido diariamente. Por isso que o antigo Google Meu Negócio foi tão importante para empresas de todos os tamanhos.

Atualizar o Perfil da Empresa faz com que você atraia clientes a custo quase zero. Se você tem loja de pet shop, imagine ela aparecer para quem está pesquisando e mora a poucos metros sobre ração para cachorro. A chance desta pessoa ligar para sua loja é grande, não é?

Além disso, o espaço reúne comentários e depoimentos de seus clientes. Isto ajuda na decisão de compra. Afinal, se as pessoas falam que foram bem atendidos, o produto é de qualidade, a chance de faturamento é ainda maior.

Uma ferramenta muito boa é o envio de mensagens. Ou seja, quando a pessoa navega pelo espaço e ainda está com dúvidas ou quer saber como fechar negócio, é possível habilitar o chat para ele deixar uma mensagem. 

Para seu site, o perfil é um ótimo reforço. Eu, por exemplo, lancei recentemente o meu site de consultoria de Marketing Digital e fiz o meu espaço que já conta com vários depoimentos. Portanto, se meu conteúdo já te ajudou de alguma forma, eu peço que deixe sua avaliação 5 estrelas e aproveite para navegar por lá para entender como estou realizando esta atualização.

Aproveito para deixar uma aula que fiz no meu canal do YouTube colocando em prática como abrir o Perfil da Empresa no Google e as estratégias que estou usando. Inscreva-se para assistir toda quarta-feira às 20h uma aula envolvendo o mundo do Marketing Digital e mídias sociais. 

Para consumir mais conteúdos sobre Marketing Digital, continue no blog.

 

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