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Quanto cobrar pelo freela para serviços de Marketing Digital? Descubra

Quanto cobrar pelo freela para serviços de Marketing Digital? Descubra

Quanto cobrar pelo freela certamente é uma das grandes dúvidas dos profissionais de Marketing Digital. Afinal, há dificuldade em obter fontes que definam quanto custa a gestão de mídias sociais, por exemplo. Por isso, eu organizei uma  pesquisa informal para, pelo menos, diminuir sua dúvida sobre o assunto.

Organizei a pesquisa em um formulário e ficou aberta por cerca de duas semanas. Depois, eu distribuí em vários grupos de WhatsApp que reúnem profissionais de comunicação digital de várias partes do país. Vou mostrar o resultado abaixo, de acordo com as 69 respostas recebidas.

Os freelancers que participam da pesquisa foram: diretores de arte/designers, redatores, social media, editores de vídeo e consultores de Marketing Digital. Webdesigners estavam entre as opções, mas não houve aplicações para este cargo.

Lembrando que a pesquisa foi feita informalmente e serve apenas para você ter uma noção dos preços cobrados pelos profissionais de Marketing Digital. Portanto, ela não segue métodos científicos.

Como cobrar pelo freela

Antes de perguntar sobre os valores de peças cobrados, eu fiz algumas perguntas para entender o estilo de trabalho adotado. Afinal, assim como muitas coisas sobre Marketing Digital, não há uma forma exata de ser freelancer.

A primeira pergunta foi sobre a região. A maioria está no Nordeste.

Na pergunta como você cobra pelo freela, a maioria cobra por projeto. Ou seja, todo o processo já vai no orçamento.

Já na forma de pagamento, pouco mais da metade usa o tradicional 50% antes e 50% depois da entrega. Mas uma porcentagem considerável deixa para receber o total apenas na entrega. E tem gente que aceita a proposta que o cliente enviar.

Sobre o uso do contrato, como eu esperava, dividiu opiniões. Houve empate técnico entre os que enviam e os que deixam a critério do cliente. Por isso, caberá a você decidir sobre o uso deste documento. Se precisar, use este modelo de contrato e adapte para sua necessidade.

Nesta pesquisa, social media e diretores de arte/designers dominaram, seguidos pelo Consultor de Marketing Digital.

Média de preços cobrados pelos freelas de Marketing Digital

Afinal, quanto cobrar pelo serviço freelancer? Veja as médias respondidas pelos profissionais. Lembrando que é mais voltado para jobs mais simples. Portanto, orçamentos para produzir campanhas e projetos completos não foram considerados.

Consultor de Marketing Digital

Do grupo que respondeu, o teto da hora de consultoria ficou em R$ 400.

Já em pacote de horas, ficou na média da resposta anterior. Chamou minha atenção 21%, na teoria, cobrar o mesmo valor de uma hora para este pacote.

Editor de vídeo

Mesmo com apenas duas pessoas respondendo, chamou atenção que uma pessoa cobra até R$ 100 e outro até R$ 800 pela edição de vídeo de até um minuto. Portanto, os preços variam.

Pelo valor do pacote (R$ 1210 a 2400 em cima e R$ 810 a 1200), segue a lógica anterior.

Já quando o tempo de edição sobe para 10 minutos, independente da mídia, o valor é o mesmo.

Já sobre editar 30 minutos e uma hora, os dois definiram a mesma faixa de preço. Provavelmente cobrem o valor mínimo (R$ 2400) e dobre o preço para uma hora.

Social Media

Comparando o primeiro, onde quem pega o job precisa criar os materiais, o valor naturalmente é mais caro em relação às peças já fornecidas pelo cliente.

Redator

Apenas uma pessoa respondeu, mas segue os valores definidos por ela.

Diretor de Arte / Designer

Aqui está bem equilibrado. Mais da metade cobra a criação do logotipo até R$ 800. Já o Manual de Identidade Visual, segue mais ou menos a mesma faixa. Mas já teve um aumento de quem cobra a partir de R$ 2410.

Quando a peça é para grandes formatos, a maioria cobra até R$ 400.

Média cobrada por uma ilustração.

Para cobrar pelo freela para criar peças de feed e story, não houve diferença nos preços.

Afinal, quanto cobrar pelo job?

Apesar de ter recebido menos respostas que na pesquisa de 2018 que publiquei no post – como cobrar mais caro sem perder medo de clientes – deu para ter noção de que as faixas de preços cobrados por job se mantém.

Eu reconheço que esta pesquisa é muito simples, mas acredito que seja uma amostra para você ter uma noção sobre os preços cobrados pelos profissionais.

Como escrevi, não existe uma tabela de preço para freelancers. Por isso, eu recomendo que você leve em consideração sua habilidade, tempo de mercado e, se possível, converse com pessoas de confiança sobre quanto você pode cobrar pelos futuros freelas.

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