API de conversões do Facebook Ads virou item importante para evitar problemas no funcionamento do Pixel instalado no site diante das configurações de privacidade do iOS 14. Além de garantir que os eventos de conversão das campanhas continuem funcionando.
Desde maio/2021, a Apple oferece para usuários do iOS 14 a possibilidade de não permitir que aplicativos rastreiem suas atividades. Portanto, o pixel do Facebook não poderá captar as informações destas pessoas. E isto afeta o desempenho dos anúncios com objetivo de conversão.
Além disso, o Facebook está exigindo aos anunciantes algumas mudanças. Entre elas, verificação do domínio e ajustar o Gerenciador de Anúncios para estas normas do iOS 14. Mas alguns sites, como o meu de consultoria, podem ter problemas nesta etapa e não ler corretamente essas configurações.
Isto prejudicaria as vendas do meu curso Prospecção Digital – Mais Clientes na carteira, onde ensino a publicitários, estudantes e profissionais de Marketing Digital a conquistarem clientes sem gastar muito dinheiro. Mas neste texto eu vou mostrar como eu configurei tanto o API quanto os eventos em poucos minutos.
O que é API de conversões do Facebook Ads
Caso você seja iniciante em tráfego pago, API de conversão é uma ferramenta do Facebook Ads que permite o rastreamento de atividades sobre quem visita o seu site. Ou seja, as ações feitas pelo visitante (acesso, cliques, compras) são registradas pelo Pixel. Por isso, com o passar do tempo, ele aprende cada vez mais sobre quem realiza ações como cadastro de leads e compras.
Vale lembrar que este ajuste no API não significa que o Pixel do seu site terá algum acesso às informações do usuário iOS 14, mas resolve o fato de não ter cookies armazenados no dispositivo usado para entrar no seu site e permite que os anúncios continuem rodando de acordo com as novas regras da Apple.
Além disso, esta configuração é muito importante. Pois há previsão que em 2022, o site que não tiver adaptado a estas mudanças, enfrentará sérios problemas nas suas campanhas.
Peguei as informações a seguir na live do Pedro Sobral com César Albarrán.
Como instalar API de conversões no WordPress
Antes de começar a instalação, recomendo que você instale a extensão no Chrome Facebook Pixel Helper. Ele ajuda a identificar nos sites que você acessa se existe um pixel instalado e os eventos listados. Portanto, será importante para saber se você fez tudo certo.
Este passo a passo foi feito em WordPress, mas o procedimento no Shopify, Wix e outras plataformas é semelhante.
No seu painel, vá em Plugins – Adicionar Novo. Pesquise por Pixelyoursite. Instale o do lado esquerdo.
Quando ele estiver ativo, acesse o plugin na coluna esquerda para entrar no painel de configurações. Vá no botão azul Click for settings para configurar o Facebook Pixel.
Você vai habilitar as duas opções conforme a imagem e colar o Facebook Pixel ID, que é o número de identificação do Pixel correspondente ao seu site no Gerenciador de Anúncios.
Para saber qual é o número do Pixel, basta acessar o seu Gerenciador de Eventos e copiar o número que fica abaixo do nome que você deu a ele.
O próximo a ser preenchido é o CAPI (Conversion API). No Gerenciador de Eventos do Facebook Ads, clique na aba Configurações. Desça até encontrar o API de Conversões e aperte Gerar token de acesso. Caso este link não esteja disponível, você precisa colocar email válido no seu cadastro que o link será liberado. Copie o código.
Aí basta colar o número no campo destinado a ele.
Para testar se funcionou, no mesmo lugar do Gerenciador de Anúncios, acesse a aba Eventos de Teste e no lado esquerdo, copie o código disponível e cole no painel do Pixel Your Site na parte chamada test_event_code.
No painel do Pixel Your Site no WordPress, desça até o final da página para Salvar.
Configuração de eventos da API de conversões do Facebook Ads
Com estas mudanças, a API de conversões do Facebook Ads permite a configuração de até oito eventos importantes para o seu site. Ou seja, se você tem e-commerce, certamente o evento de compra é prioridade, assim como adicionar carrinho.
Mas se você um blog, Pageview pode ser suficiente. Portanto, você vai adaptar esta dica para a necessidade e objetivos do seu site.
No painel do Pixel Your Site, acesse a aba Events e habilite a importação dos eventos.
Na lista de eventos, clique em Add para adicionar um evento.
Na próxima etapa, habilite o evento, dê um nome para você saber qual é (compra, carrinho, etc). Em Event Trigger, coloque o endereço da página do seu site que receberá o evento sem o https e a barra no final.
Logo abaixo, escolha o evento desejado. No caso de Purchase (compra), não esqueça de colocar o valor em reais e depois escolher embaixo a moeda em real (Brazilian Real).
Para saber se deu tudo certo, verifique na aba de teste do Gerenciador de Anúncios ou acesse a página configurada e clique no Facebook Pixel Helper para observar os eventos que ele identificou.
Salve as alterações e vá no Gerenciador de Anúncios. Atualize possíveis mensagens que ainda estejam pedindo para realizar estes ajustes.
Depois de fazer tudo isso, comente neste post para eu saber que funcionou e compartilhe com amigos que fazem anúncios com objetivo de conversão no Facebook e Instagram e estão com dificuldades em organizar as normas para iOS 14.
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