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Briefing de social media: como montar para seus clientes

Briefing de social media: como montar para seus clientes

Briefing para fazer gestão de mídias sociais é fundamental para o social media. Afinal, não é recomendável que o profissional comece o trabalho sem saber detalhes sobre a marca que ela vai representar no Instagram, Twitter e outras plataformas.

Por isso, neste post, eu vou mostrar um modelo de briefing para gerenciamento de mídias sociais gratuito. É só adaptar para a realidade do seu cliente.

O que é um briefing de social media?

É o documento que reúne as informações relacionadas à marca que você vai trabalhar. Ou seja, ele funciona como um mapa para guiar o seu trabalho como social media ou até mesmo em outras áreas do Marketing Digital.

Criar este documento diminui a possibilidade de ruídos na comunicação. Por isso, o bom briefing de social media deve ter

  • Informações básicas do cliente
  • Objetivos da marca
  • Área de atuação
  • Posicionamento
  • Produtos ou serviços oferecidos
  • Mídias sociais ativas
  • Identidade visual
  • Público-alvo
  • Persona da marca

Portanto, acompanhe neste texto o passo a passo para montar o briefing que facilitará o seu trabalho com os seus clientes.

Como fazer um briefing para mídias sociais

Na montagem do documento, reúne o máximo de detalhes sobre a marca. Como sabemos que, geralmente, o cliente não tem tempo ou paciência para entregar todas as informações necessárias, você pode selecionar quais delas são essenciais que a empresa responda.

Por isso, veja o que tem que ter em um briefing

Informações do cliente no briefing de social media

Não adianta apresentar a marca ao mundo sem saber: razão social, ano de fundação, localização, cidade(s) que atua e mídias sociais que estão ativas.

Dependendo do relacionamento que você vai desenvolver, veja a possibilidade de obter informações mais confidenciais, como faturamento, para ter noção do tamanho e capacidade da marca.

Objetivos da marca

Qual o objetivo da presença digital da marca? A resposta natural certamente seria “aumentar as vendas”. Mas o fundamento das mídias sociais é o relacionamento. Afinal, as pessoas não entram no Instagram com vontade de comprar algo e sim ver o conteúdo de amigos, celebridades e marcas que ela gosta.

Além disso, existem outros objetivos como reconhecimento de marca, caso a empresa esteja entrando no mercado. Quer monitorar o que as pessoas pensam sobre os produtos e serviços vendidos? Precisa conquistar leads de empresas no LinkedIn?

Certamente é um dos itens obrigatórios de um briefing. Afinal, as estratégias, cards e outras ações existirão para alcançar o objetivo definido.

Área de atuação

Mesmo sendo fácil identificar, vale a pena incluir esta informação. Pois vai ajudar a analisar os principais concorrentes do seu cliente. Além disso, você saberá por onde começar a suas pesquisas para encontrar insights para sua produção, por exemplo.

Posicionamento

Quais são as causas defendidas pela marca? Geralmente, a missão da empresa ajuda nesta parte. Afinal, é importante você saber disso para a comunicação ser coerente com o que a empresa defende.

Produtos ou serviços oferecidos

Nada mais justo que conhecer as características do que será vendido em algum momento, né? Por isso, analise com detalhes esta parte para não falhar na comunicação dos pontos fortes.

Mídias sociais ativas

É praticamente impossível ter uma presença eficiente em todas as mídias sociais. E nem todas são úteis para a empresa. Portanto, analise o histórico de atuação nos perfis de cada plataforma digital que a marca está presente. A partir disso, você terá condições de planejar o conteúdo, por exemplo.

Identidade visual

Quando se tem uma presença profissional nas mídias sociais, elementos são aplicados para gerar identificação no público que o conteúdo pertence à marca.

Veja, por exemplo, a timeline da Nubank. Percebeu que o roxo sempre domina o layout?

Público-alvo

Saber qual a classe social e faixa etária a marca alcança é essencial. Afinal, isso impacta nos canais que serão usados em posts patrocinados, por exemplo. Além de orientar os temas que serão abordados nos conteúdos.

Persona da marca

Este item era ignorado há pouco tempo, mas se mostra importante. A persona define o tom de voz, a linguagem usada e o comportamento da marca tanto no conteúdo quanto no relacionamento.

A ausência desta definição no passado já fez um banco respeitado passar vergonha no Twitter ao responder um correntista, que mandou mensagem falando sobre um problema com a conta dele, de forma “descontraída”, como um se fosse um adolescente e irritou a pessoa. Afinal, parecia que a marca não estava levando o problema a sério.

Recentemente, a Airbnb se viu envolvida na história do Felipe, que alugou uma casa pela plataforma para organizar uma “festinha” e irritou a dona do imóvel por ele ter feito sexo por lá. A história viralizou e virou Trending Topic do Twitter.

A marca tuitou esta reportagem acima bem no meio que a história estava em alta. E muita gente respondeu criticando que a empresa deveria “demitir” a equipe de social media por não surfar no hype.

Já eu achei a decisão correta, pois respeitou a persona da marca. Se você observar o histórico do Twitter deles, verá que o conteúdo usa linguagem neutra, não há memes e, no máximo, uma descontraída em enquetes. Quem segue a marca há muito tempo certamente estranharia se ela fizesse piada com a situação.

Além disso, coloque-se no lugar da marca: se ela fizesse piada, além de quebrar a linha editorial, seria uma espécie de apoio à situação e deixaria os donos de imóveis, no mínimo, desconfiados com o comportamento da plataforma.

Por isso, é importante definir esta persona para avaliar o que pode ou não pode ser publicado ou falado em seus perfis.

Existe modelo ideal de briefing de social media?

Como geralmente digo, não existe receita de bolo no Marketing Digital. Portanto, é possível adaptar este documento. Além destes itens, é possível definir, por exemplo, frequência de posts, período que o relatório de métricas será enviado e outras informações que ficaram de fora.

Mas antes de enviar o briefing, vale deixar o contrato assinado para garantir o começo dos trabalhos. Se precisar, baixe o modelo de contrato para mídias sociais.

Caso esteja buscando profissionais para completar seu time, consulte na Fiverr.

 

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1 Comentário

  1. Gente, eu amei o conteúdo. Pretendo iniciar a captação dos meus primeiros clientes em breve e estava procurando formas de montar um Briefing para ir me organizando antecipadamente.

    Sucesso pra vocês!!

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