Artigo

Como conquistar clientes sem investir muito dinheiro

Como conquistar clientes sem investir muito dinheiro

Conquistar clientes não é uma tarefa para qualquer um. Afinal, é uma parte fundamental tanto para agências de publicidade quanto para profissionais de Marketing Digital e outros ramos de negócios.

Mas, ao contrário do que muita gente pensa, é possível dominar a arte da prospecção de clientes de forma orgânica. Ou seja, sem pagar dinheiro e ter um retorno muito, desde que cobre valor justo pelo seu trabalho. Se você quer saber como cobrar mais caro, deixe este post na outra aba para ler em seguida. 

Primeiros passos para prospectar clientes

Nós que atuamos no mercado publicitário e Marketing Digital, seguimos o ditado “casa de ferreiro, espeto de pau”. Ou seja, somos cuidadosos no planejamento de mídias sociais, criação de peças, produção de conteúdo, mas não fazemos o mesmo “dentro de casa”.

Por isso, antes de atrair clientes para sua carteira, prepare a sua identidade visual, arrume seu Instagram, blog ou site.

Se você profissional de Criação, vale atualizar o seu portfólio com regularidade.  Afinal, não pega bem deixar aquela peça que ganhou prêmio em 2011, né?

Além disso, eu recomendo que você crie um blog, mesmo que escrever não seja sua praia. Vale lembrar que muitas pesquisas possuem forte intenção de compra ou conversão.

Portanto, selecione temas que são ligados à sua especialidade. No meu blog de consultoria, eu explico o que significa ser gestor de lives, sinalizo que ofereço o serviço e no final do texto deixei o link direto para o WhatsApp.

Qual tipo de cliente você quer atrair?

A próxima etapa é determinar quais são os nichos de mercado que você deseja prospectar. Afinal, ficará mais fácil identificar quais são as maiores dores dos empreendedores e, durante a conversa, oferecer as soluções para resolver este problemas.

Exemplo: você quer trabalhar com clínica de estética e, durante a conversa de prospecção, você descobre que uma das dores do(a) dono(a) é não saber como produzir conteúdos mostrando como são feitos os procedimentos médicos.

Por isso, mencione as alternativas para resolver este problema e deixe claro como o seu serviço permitirá que a pessoa se concentre totalmente na gestão da clínica. Afinal, todo mundo deseja otimizar o tempo, concorda?

Caso ainda não tenha certeza em quais nichos quer trabalhar, acompanhe comentários em vídeos populares no YouTube, comentários no Instagram e dúvidas enviadas em lives produzidas por profissionais de Marketing Digital, que costumam ter muitos empreendedores como seguidores.

Vale, inclusive, fazer enquetes e abrir caixas de perguntas no seu perfil do Instagram para conhecer um pouco mais a audiência.

Outro ponto que precisa ser levado em consideração durante a prospecção é o fato de que seus clientes podem ser outras empresas ou outros profissionais autônomos e, em ambos os casos, é preciso transmitir credibilidade e profissionalismo a eles.

Como você pode fazer isso? Começando pela criação de um contrato de prestação de serviços para cada tomador, cujo modelo você encontra facilmente na Internet. Além de alinhar prazos para as entregas e abrir um CNPJ para que possa atuar de forma regularizada, emitindo notas fiscais.

Para formalizar a sua atuação, é ideal que conte com o auxilio de um contador. Este profissional se responsabilizará pela parte burocrática enquanto você apenas garante todos os documentos necessários e define quais serão as atividades econômicas vinculadas ao seu CNPJ, os famosos CNAEs.

Para ver as opções da sua área, basta realizar uma consulta CNAE.

Como conquistar clientes pelo Instagram

O Instagram é uma ótima plataforma de relacionamento com seu público. Portanto, nada mais natural que você mapear potenciais clientes para sua carteira.

Mais uma vez, lembro como é importante arrumar a casa. Ou seja, o conteúdo do seu perfil deve ser voltado para entregar pequenas soluções que seu público precisa.

Desta forma, você mostra a qualidade do seu conhecimento e pode até conquistar um cliente sem muito esforço.

Eu sugiro que você use o Instagram após a definição do nicho de mercado dos seus clientes. Pois desta forma, você poderá navegar apenas em uma hashtag como #estetica, por exemplo.

Ao encontrar o perfil, faça a análise sobre o que a empresa faz muito bem e os pontos que devem ser melhorados. Observe a frequência que a marca publica, se existe uma linha editorial, como ela responde às dúvidas nos comentários, entre outros itens.

Com o “dossiê” em mãos, hora de entrar em contato. Nesta mensagem de abordagem, cite alguns pontos do conteúdo que chamaram a atenção, elogie os pontos fortes e mencione que pode ajudar a melhorar a gestão do negócio, caso seja social media.

Se você atua em outro cargo de comunicação, basta adaptar esta última parte à sua realidade.

E não esqueça das Chamadas Para Ação (também conhecidas como CPA ou CTA). E use apenas uma em cada post. Você pode variar pedindo para compartilhar com quem tem negócios ou para chamar no direct caso a pessoa tenha mais dúvidas.

Aí surge a oportunidade da conversa um a um para marcar uma reunião.

Estratégia valiosa para prospecção

O maior desafio em conquistar clientes é não se tornar inconveniente. Quando alguém te liga oferecendo um serviço do nada, é pouco provável que você compre, né?

Por isso, independente da estratégia que usar, lembre-se de criar um relacionamento com o potencial cliente. Afinal, confiança gera vendas.

Por isso, eu adotei uma das melhores estratégias. Eu criei um Link.tree, que possibilita ao seguidor acessar vários links que possuo. A primeira opção é Receba Dicas Gratuitas de Marketing Digital. Como este apelo, eu cadastro meus seguidores em uma lista de transmissão do WhatsApp.

E nesta lista, eu mando cerca de três dicas por semana de algo que vi e gostei. Desta forma, eu acredito que:

  • mantenho minha presença digital com parte da minha audiência que demonstrou interesse
  • ofereço conteúdo que realmente será útil para os negócios
  • posso comunicar meus lançamentos, cursos e outros produtos digitais sem ser chato, pois já entrego muito valor gratuitamente

Teve uma vez que uma assinante da lista respondeu querendo marcar uma consultoria de Marketing Digital para arrumar o blog do negócio dela, pois percebeu a importância do mesmo para o nicho dela.

Fica a dica para você organizar a sua própria lista de transmissão. Lembre-se que o texto, mesmo sendo para muitas pessoas, chegará de forma individual. Portanto, sempre escreva de forma que pareça que foi feita só para a pessoa.

Como conquistar clientes de forma mais rápida?

Eu acredito que as dicas neste post vão te ajudar a conquistar novas contas. Mas fazer todo esse processo leva tempo. Por isso, eu criei o Prospecção Digital – Mais Clientes na Carteira.

Neste curso rápido e prático voltado para profissionais do mercado publicitário, Marketing Digital e mídias sociais, eu mostro: 

  • Como definir seu posicionamento no mercado
  • Arrumar e onde hospedar seu portfólio
  • Plataformas gratuitas para facilitar a prospecção
  • Onde encontrar clientes ideais
  • Estratégias de abordagem
  • O que fazer quando o cliente diz “tá caro”
  • Atrair clientes que fazem pesquisas no Google em busca de profissionais de Marketing Digital

Como é um lançamento, você pode adquirir – por tempo limitado – este curso com 50% de desconto com o código BLOG. Garantia de 7 dias. Veja mais detalhes na página ou compre direto no botão abaixo.

 

Comprar Agora  

Deixe seu recado

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair da versão mobile