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Como criar conteúdo para Instagram: dicas essenciais para seu perfil

Como criar conteúdo para Instagram: dicas essenciais para seu perfil

Criar conteúdo para Instagram é um desafio diário. Não importa se você tem ou gerencia perfil com dezenas ou milhões de seguidores. Afinal, a plataforma está em constante mudança.

Além disso, o algoritmo recebe cada vez mais conteúdo para distribuir de forma orgânica, ou seja, sem pagar para alcançar o público.

Pensando nisso, este post foi feito para te ajudar no passo a passo com dicas que eu utilizo para gerar conteúdo em uma das plataformas mais populares do mundo.

Como funciona a distribuição de conteúdo para Instagram

Antes de falar sobre produção de conteúdo, é necessário entender a dinâmica do algoritmo. Pois é ele que é encarregado em fazer seu post chegar nos seguidores.

Certa vez, o YouPix postou no Instagram esta imagem. À princípio parece confuso, mas explicarei em seguida.

O ponto inicial é no momento da publicação. Logo após, ele manda o post para cerca de 10% da sua base de seguidores (eu acho que é menos). Por isso é tão prejudicial quando você compra seguidores fakes. Já perde na largada o potencial de engajamento de pessoas que possuem poder de compra.

Se nos primeiros minutos o post tiver interações – as pessoas comentam, compartilham, salvam o conteúdo – o Instagram entende que ele desperta interesse e entrega para mais seguidores.

Se este grupo continuar o engajamento, a plataforma coloca o post no Explorar (aquele painel de posts de contas que você não segue) para o perfil ter chance de ganhar mais seguidores.

Caso seu post não tiver muito engajamento nos primeiros minutos, ele simplesmente vai “morrer” e não ser entregue para muita gente.

Qual conteúdo postar no Instagram

O primeiro objetivo para criar posts de qualidade é construir relacionamento autêntico. Lembre-se dos motivos que você entra no Instagram. Primeiro é ver novidades sobre amigos e depois consumir conteúdo de quem segue.

O seu perfil terá a missão de pertencer a este grupo. Concorda que colocar logo de primeira posts puramente publicitários não é a melhor estratégia? Como você se sentiria ao ser apresentado a um perfil com uma versão digital de um panfleto? Pois é.

Nas minhas consultorias, cursos e palestras eu sempre indico entregar mais conteúdo de valor gratuitamente para construir confiança entre quem te segue sobre a qualidade do que vende. Desta forma, as chances dos seus seguidores indicarem o seu conteúdo para amigos aumentam absurdamente.

Durante este relacionamento, as pessoas naturalmente vão saber qual o produto ou serviço que você vende. E o momento da compra vai surgir de forma espontânea.

Eu já testemunhei isso quando rolou uma compra do meu curso online fora do período de campanha e quando entraram em contato com meu WhatsApp querendo saber mais detalhes sobre minha consultoria de Marketing Digital e mídias sociais.

Para criar conteúdo para Instagram, pense nos seguintes tipos:

  • vídeos de até um minuto para o feed
  • vídeos de até cinco minutos do IGTV
  • frase motivacional de um profissional da sua área e da sua autoria
  • tutorial ensinando algo bacana ligado à sua área
  • explicação de conceitos da sua profissão. Exemplo no meu caso: o que é bio do Instagram ou diferença entre publicidade e propaganda.
  • curiosidades sobre o que você trabalha
  • dicas de leitura, vídeos, séries ou filmes que estejam ligados à sua linha editorial

A importância da linha editorial pra seus posts

O que é linha editorial? É a definição do tema principal dos seus posts. Ou seja, eu sempre produzo sobre publicidade, marketing digital e mídias sociais. Portanto, esta é minha linha editorial, onde tudo o que meus seguidores vão receber estarão em torno destes temas.

Afinal, caso você siga o perfil de uma clínica veterinária vai estranhar se eles falarem dos carros que elas gostam, não é?

Muita gente cai neste erro em não fazer esta definição. Por isso, separe o perfil profissional do pessoal. O foco será muito melhor e você ficará livre para publicar sobre tudo que tiver vontade para seus amigos.

Isso não significa que, de vez em quando, você possa postar um momento de descontração no perfil profissional. Mas a grande maioria do conteúdo deve ter conexão com o seu projeto ou do cliente.

O melhor exemplo é do meu perfil cinemaemsalvador. A linha editorial, logicamente, é sobre cinema e os seguidores já esperam por isso. Olha o desempenho do post quando postei sobre a notícia envolvendo Bacurau.

Ou seja: quando você conhece os desejos do público, criar conteúdo para Instagram fica muito mais fácil e os resultados chegam.

O que publicar nos Stories

Como posts nos Stories duram apenas 24 horas, ele é um meio muito bom para mostrar os bastidores do seu negócio. Ele não exige tanta produção como um card para o feed, mas os aplicativos oferecem layouts para quando for necessário.

Portanto, como é um conteúdo com prazo de validade, vale fazer vídeos para gerar mais conexão com o público. A melhor estratégia, para mim, é postar ao longo do dia para dar chance de mais pessoas visualizarem seus conteúdos.

Caso você não se dê bem com a câmera, é a oportunidade perfeita para desenvolver o jogo de cintura. Afinal, quem vai ver são pessoas que já te seguem. É uma audiência segura.

Além disso, use e abuse das figurinhas. Elas incentivam a interação do público e te ajuda a conhecer seus seguidores. Disponibilize perguntas, faça enquete e use o Ajude Pequenas Empresas para mostrar os três posts recentes.

Estratégia para conteúdo em lives

Durante o isolamento social, lives se tornaram mais frequentes. Afinal, as pessoas estavam em casa e surgiu oportunidade para diversos segmentos.

Para seu negócio, é uma chance de aprofundar temas e o relacionamento com seu público. Por isso, existe a possibilidade de trazer convidados e expor o perfil a um novo público.

Além disso, caso determine dia e horário específico, a longo prazo existe o potencial de criar a rotina e expectativa dos seus seguidores em interagir com seu perfil. Enfim, todo mundo sabe que dia e hora passa o Caldeirão do Huck, não é?

Como usar o Reels?

Reels, considerado o “TikTok do Instagram”, é tão parecido com o atual maior concorrente da plataforma que assusta. No meu caso, eu crio o conteúdo na plataforma chinesa e depois o publico por lá.

Engana-se que só dá para criar dancinhas ou algo engraçado. Profissionais do Marketing Digital, por exemplo, estão aproveitando para fornecer dicas rápidas, já que a duração varia de 15 segundos a um minuto.

Além disso, o alcance orgânico dele está alto. Todos os meus posts por lá receberam likes dias após a publicação, algo impossível no feed.

A forma de uso você vai pegando com o tempo. É um processo de tentativa e erro que vale a pena fazer.

Aplicativos para criar conteúdo para Instagram

Existem muitos aplicativos para te ajudar na produção dos seus posts. Além do Canva, que é muito popular, eu gosto da versão do site da marca.

Enfim, confira a lista de aplicativos que mais utilizo.

InShot: serve tanto para criar imagens quanto vídeo. Ou seja, uma verdadeira mão na roda. Disponível para Android e iOS. 

Lightroom: o aplicativo da Adobe deixa as cores das fotos muito mais vivas. Quando eu usei pela primeira vez, eu já percebi o aumento no engajamento. Disponível tanto no Google Play quanto na Apple Store.

TouchRetouch: ajuda a remover pessoas que saíram na foto. Portanto, é um dos mais usados por blogueiros de viagem.

Afterlight: tem filtros e faz misturas nas fotos que podem valer muito a pena. Ou seja, oportunidade para criatividade.

Dica exclusiva: para quem tem iOS e quer publicar vídeos com textos em cima, eu começo a criar no aplicativo do Canva e uso as fontes do Videoleap, que só tem para iPhone. Eu apliquei isto neste vídeo.

Mais dicas para criação de conteúdo 

Enfim, depois de todo este conhecimento, eu te convido a seguir meu perfil no Instagram caso ainda não faça.

Mas ainda não terminou. Este post, na verdade, é um “melhores momentos” da aula que fiz no meu canal do YouTube. Portanto, assine agora o canal para não perder as próximas.

Logo abaixo você confere a aula na íntegra.

 

 

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