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TikTok: a mídia social serve para o seu Marketing Digital?

TikTok: a mídia social serve para o seu Marketing Digital?

TikTok foi criado na China em setembro de 2016, mas vem chamando atenção desde 2019. E a mídia social está dividindo as atenções com o império do Instagram. Por isso, cada vez mais vem chamando a atenção de marcas sobre como entrar na plataforma de forma adequada.

Para você que não conhece direito, acompanhe os dados sobre ela.

O que TikTok faz

O TikTok é um aplicativo da ByteDance e reúne mais de 800 milhões de usuários pelo mundo. O destaque fica para a velocidade. Ou seja, o conteúdo toca no momento que você acessa o aplicativo.

A duração de cada post pode ser de até 60 segundos. Para algumas contas, é possível criar lives.

Enquanto isso, os pilares do conteúdo por lá são:

  • Desafios postados através das hashtags.
  • Humor com trechos de falas
  • Remix em cima dos vídeos criados

Até o momento da publicação deste post, o alcance orgânico ainda é muito grande. No episódio do Podcitário sobre dicas para TikTok, Esdras Saturnino, que reúne quase 1,5 milhão de seguidores, comenta sobre isto e facilidade de compartilhar o conteúdo no WhatsApp e outras plataformas.

Portanto, ao contrário do Instagram, Facebook e outras mídias sociais, muita gente pode ganhar seguidores e muitas visualizações com mais facilidade que em outros lugares.

Assim como acontecia no Snapchat, muita gente aproveita os efeitos do TikTok, salva os vídeos na galeria do celular e publica no Twitter e Instagram. É possível até criar GIFs.

Dados sobre a plataforma

Segundo dados, a média de tempo diário dos usuários na mídia social é pouco mais de 50 minutos. No Instagram, a média sobe para uma hora e meia.

Sobre o público, baseado nas informações da Ape Lab 2018, quase 70% dos usuários tem menos de 30 anos. Mesmo assim, diversos artistas da TV, da música e produtores de conteúdo com grande audiência em outras plataformas estão cada vez mais presentes.

Logicamente que as marcas já se juntaram à festa. Guaraná Antarctica foi a primeira marca a firmar parceria com o TikTok, que selecionou os principais criadores e deram liberdade criativa para eles.

@guarana

Dr. Dedê analisando os efeitos do guaraná ##coisanossa ##repost @esdrassaturnino   

♬ som original – guarana

Certamente, contar com influenciadores da mídia social seja uma estratégia interessante. Mas se a sua marca ainda tá pensando em criar o perfil, o que fazer?

Dicas de conteúdo 

Conforme a estatística que comentei acima, grande parte do público é jovem. Mesmo assim, não tenha “preconceito” com o estereótipo do TikTok ser conhecido como a “mídia social da dancinha”. Afinal, são potenciais consumidores e com nível elevado de exigência.

No ano passado, a BMW lançou o desafio #THE1challenge com alguns influenciadores.

 

@skyandtami

##THE1challenge 😍How do u impress your friends?❤️Menciona a quién te recuerda ##foryou ##trend ##lol

♬ Like That – NGHTMRE & Big Gigantic

Mas até mesmo no TikTok há espaço para mudar o foco no humor. Neste caso, eu me refiro ao #blacklivesmatter. Durante os protestos sobre o revoltante assassinato de George Floyd nos Estados Unidos, muita gente compartilhou conteúdo direto dos protestos. A tag gerou mais de 3 bilhões de visualizações.

Para quem está empreendendo, gostei da sacada do corretor de imóveis Ricardo Martins. Durante esta entrevista, ele compartilhou como consegue vender casas milionárias com o conteúdo produzido no seu perfil.

Em determinado momento, ele comenta que muitos não se interessam nestas casas, mas entram em contato para contratar o seu serviço.

Este é um exemplo onde não é “obrigatório” fazer dancinha ou algo engraçado para se destacar nesta mídia social.

Como ganhar dinheiro no TikTok

Para incentivar o aumento do número de usuários, a plataforma está literalmente pagando para eles entrarem. E, afinal, como o TikTok paga? Através de um código personalizado.

Por isso, se você ainda não criou seu perfil, faça através do meu código. Desta forma, eu e você já ganhamos (R$ 2 e R$ 1,10 por indicação, respectivamente).

Afinal, TikTok combina com sua marca?

Se você chegou até aqui, deve ter percebido que a mídia social mais falada do momento pode ser uma boa para sua empresa.

Afinal, o alcance orgânico ainda está muito alto, facilmente compartilhável no WhatsApp e possibilidade de adotar estilo próprio de criação.

Só deixo o alerta para analisar se o seu público realmente está lá e, principalmente, se a sua presença digital combina com a persona da marca. Para saber mais sobre este conceito, confira este post. E siga meu perfil por lá, mesmo não produzindo conteúdo (ainda).

Gostou e achou útil? Compartilhe com empreendedores e produtores de conteúdo que você conhece para pensar se vale ou não entrar no TikTok.

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