Artigo

Como fazer um briefing para Marketing Digital

Como fazer um briefing para Marketing Digital

Fazer um briefing é um dos principais recursos utilizados tanto pela publicidade quanto pelo Marketing Digital. Afinal, é necessário conhecer profundamente as características da marca para criar estratégias para se comunicar com o público.

Neste post, você pegará dicas sobre como montar o seu para atender seus clientes.

O que é briefing?

É um documento com informações principais da marca para ser trabalhada. Depois de fechar contrato, o próximo passo é se reunir com o cliente justamente para conversar e trocar ideias sobre a filosofia da empresa, seu posicionamento, etc.

Ou seja, você reunirá o máximo de informações possível sobre o cliente. O objetivo do briefing é ser o seu guia ou da sua equipe para ter condições de criar campanhas e estratégias. Afinal, fica difícil criar sobre algo sem dados, concorda?

Quais são as etapas do briefing para marketing digital

Definição de objetivos: o primeiro passo é determinar qual o objetivo da marca com o Marketing Digital. Ele será o seu guia de criação. O objetivo pode ser, por exemplo: aumento de leads (contatos), criar presença da marca nas mídias sociais, melhorar o posicionamento do site nas pesquisas Google e por aí vai.

Público-alvo: é preciso reunir todas as informações possíveis sobre quem será impactado com as ações e campanhas. Ou seja, determinar a faixa etária, informar se será voltado para público masculino ou feminino, entre outros dados.

Dica: se a marca já tiver perfil comercial do Instagram ou página do Facebook, acesse as estatísticas para entender qual a faixa etária e o percentual de homens e mulheres reunidos entre os seguidores.

Lembre-se que, em alguns casos, público-alvo e público consumidor são diferentes, como no caso de produtos infantis. O conteúdo será voltado para as crianças, mas na venda de brinquedos o público consumidor a campanha será para os pais, pois eles possuem poder aquisitivo para comprar o produto ou serviço.

Definição da persona: se a Netflix fosse uma pessoa, ela seria uma jovem descolada, sempre atualizada e usando linguagem informal. Já a linha de carros da Mercedes lembra Roberto Justus. Aqui as palavras mais formais dominam a comunicação da empresa.

Ou seja, a persona é a representação da marca junto ao público. Além disso, é possível aplicar este processo para o público-alvo do cliente.

Restrições de comunicação: estes limites são fundamentais para não ter “ruídos” na comunicação. Afinal, é necessário agilizar o tempo de criação.

Exemplo: se o objetivo é criar uma peça de aniversário da cidade e nenhuma restrição for colocada, o criativo pode, por exemplo, colocar um meme para fazer algo engraçado. E se o perfil não seguir esta linha de humor? É capaz de causar estranhamento nos seguidores.

Quais são os concorrentes? é importante selecionar a concorrência direta e indireta, além de detectar diferenciais e pontos fracos. Desta forma, você pode usar estas informações na criação das peças, por exemplo.

Como escrever um bom documento

Como o briefing é o documento com dados essenciais do anunciante, nada mais natural agendar reuniões com o cliente para obter estas informações. De preferência, o Gerente de Marketing ou quem conheça a fundo a empresa.

Mas você pode, por conta própria, fazer uma pesquisa antes da reunião. Acesse o site, os perfis da marca na mídias sociais, outra plataforma pública caso esteja disponível.

Esta pesquisa anterior ajudará no diagnóstico da situação  da empresa com o Marketing Digital antes do seu trabalho começar. Afinal, você se apoiará nestas informações para comparar os resultados obtidos com as ações criadas.

Deixe seu recado

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.