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Como usar o Pinterest para aumentar suas vendas

Como usar o Pinterest para aumentar suas vendas

Como usar o Pinterest é uma das principais preocupações de quem trabalha com Marketing Digital. Muitos cursos e palestras sobre mídias sociais abordam muitas estratégias para Instagram, Facebook, até Twitter e LinkedIn. Mas raramente alguém ensina sobre Pinterest.

Como usar o Pinterest?

A plataforma não é necessariamente uma mídia social. Ou seja, o Pinterest se comporta mais como local de pesquisa e inspiração. Portanto, lá não existe post, é o pin. Por isso, o ato de “pinar” se comporta como like.

Onde salva as imagens? Uma das principais funções da plataforma é salvar o que você gostou em pastas. Desta forma, quanto mais “salvamentos” seu conteúdo tiver, mais popular ele será. Assim, seus pins ficarão ainda mais em destaque e com potencial de receber cliques.

Dá para ganhar dinheiro com Pinterest?

Se você faz parte da turma que ignora o Pinterest, saiba de um dado a favor dele. Segundo o Pinterest for Business88% das pessoas se interessam em comprar o que pesquisam por lá.

E o volume de pesquisa é muito grande. Para você ter uma ideia, meu perfil por lá tem média de 29 mil acessos mensais sem postar com tanta frequência, segundo o analytics. Qual o motivo?

Os pins não têm prazo de validade para alcançar pessoas, enquanto o contrário acontece no Instagram. Afinal, a sobrevida de um post orgânico tem média de 2 dias, caso tenha ótimo desempenho.

Portanto, se você usar técnicas SEO, colocando títulos “buscáveis”, descrição com frases populares em torno do conteúdo, você pode gerar acessos ao seu blog/site de forma permanente e sem pagar por isso.

Ontem eu criei este pin e poucas horas depois, durante o curso de Produção de Conteúdo Digital que ministrei, eu falei sobre ele e verifiquei que já tinha 7 acessos e 1 clique. 

Imagine se ele tiver bom desempenho ao longo do tempo? A possibilidade de ter renda recorrente com meu curso online sem precisar anunciar pelo Facebook aumenta consideravelmente, além de ajudar nos acessos do blog. Fica a dica para você criar os seus pins e explorar outras possibilidades do Pinterest.

Como funciona o Pinterest comercial

Tudo o que escrevi até o momento só fará sentido que possui conta comercial do Pinterest. Assim como acontece no Instagram, as marcas precisam ter a versão Business. Ou seja, seus clientes precisarão ter esta conta para ter acessos às estatísticas e, principalmente, analisar o desempenho do conteúdo publicado, como mostrei na imagem acima.

Como transformar para Pinterest Business?

O Pinterest facilita na mudança de um perfil pessoal para o comercial. Por isso, vou mostrar como começar a usar o modo Business da plataforma.

Acesse Configurações da conta, role para baixo para encontrar Alterações na conta. Assim, você faz a mudança. Esta imagem é um print da minha conta que já é comercial.

Como ganhar seguidores no Pinterest?

Se você não tem intimidade com a plataforma, deve estar com uma pergunta: como ganhar seguidores por lá?

O primeiro passo é organizar suas pastas. Além disso, assim como nos pins, vale colocar nos títulos das pastas nomes “buscáveis”. Segue algumas pastas que tenho.

Desta forma, as chances de aumentar o número de seguidores fica mais provável. Portanto, vale postar as próprias fotos, salvar imagens que encontrar em outras pastas e colocar nas suas e por aí vai.

E o Instagram pode ajudar nesta tarefa. Se você costuma postar no Instagram, pode publicar automaticamente de duas formas: usando o aplicativo do IFTTT, que permite conectar várias mídias sociais.

A outra é reivindicar contas. Ou seja, conectar o seu Instagram ou YouTube no seu perfil do Pinterest.

Boas práticas para usar o Pinterest

Depois destas dicas sobre como ganhar dinheiro com Pinterest, vale mencionar que, como em todas as mídias sociais, primeiro é 80% de conteúdo e 20% de venda. Afinal, você precisa, primeiramente, organizar suas fotos e imagens. E elas precisam ser úteis para a audiência.

Além disso, confira o que precisa fazer para melhorar o desempenho do conteúdo.

  • Nos pins que levem para seu site/blog ou página de venda, não utilize links encurtados como o bit.ly. A plataforma prefere os links normais.
  • Quando puder, tente criar imagens com algum título de impacto. Lembre-se que seu conteúdo estará rodeado por outras imagens criativas.
  • Use hashtags no corpo da descrição. Vai ajudar para seu pin ser encontrado nas buscas.

Enfim, não existe “receita de bolo” sobre como usar o Pinterest e ganhar com ajuda dele, mas estas são dicas que tenho aplicado e vem dando resultado com alguns pins. Por isso, espero que dê resultado para você também.

Gostou? Então repasse este post para seus amigos. E aproveite e compre livros de Marketing Digital na Amazon 

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