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Como usar o Pinterest para aumentar suas vendas

Como usar o Pinterest para aumentar suas vendas

Como usar o Pinterest é uma das principais preocupações de quem trabalha com Marketing Digital. Muitos cursos e palestras sobre mídias sociais abordam muitas estratégias para Instagram, Facebook, até Twitter e LinkedIn. Mas raramente alguém ensina sobre Pinterest.

Como usar o Pinterest?

A plataforma não é necessariamente uma mídia social. Ou seja, o Pinterest se comporta mais como local de pesquisa e inspiração. Portanto, lá não existe post, é o pin. Por isso, o ato de “pinar” se comporta como like.

Onde salva as imagens? Uma das principais funções da plataforma é salvar o que você gostou em pastas. Desta forma, quanto mais “salvamentos” seu conteúdo tiver, mais popular ele será. Assim, seus pins ficarão ainda mais em destaque e com potencial de receber cliques.

Dá para ganhar dinheiro com Pinterest?

Se você faz parte da turma que ignora o Pinterest, saiba de um dado a favor dele. Segundo o Pinterest for Business88% das pessoas se interessam em comprar o que pesquisam por lá.

E o volume de pesquisa é muito grande. Para você ter uma ideia, meu perfil por lá tem média de 29 mil acessos mensais sem postar com tanta frequência, segundo o analytics. Qual o motivo?

Dados Pinterest Analytics

Os pins não têm prazo de validade para alcançar pessoas, enquanto o contrário acontece no Instagram. Afinal, a sobrevida de um post orgânico tem média de 2 dias, caso tenha ótimo desempenho.

Portanto, se você usar técnicas SEO, colocando títulos “buscáveis”, descrição com frases populares em torno do conteúdo, você pode gerar acessos ao seu blog/site de forma permanente e sem pagar por isso.

Ontem eu criei este pin e poucas horas depois, durante o curso de Produção de Conteúdo Digital que ministrei, eu falei sobre ele e verifiquei que já tinha 7 acessos e 1 clique. 

Imagine se ele tiver bom desempenho ao longo do tempo? A possibilidade de ter renda recorrente com meu curso online sem precisar anunciar pelo Facebook aumenta consideravelmente, além de ajudar nos acessos do blog. Fica a dica para você criar os seus pins e explorar outras possibilidades do Pinterest.

Como funciona o Pinterest comercial

Tudo o que escrevi até o momento só fará sentido que possui conta comercial do Pinterest. Assim como acontece no Instagram, as marcas precisam ter a versão Business. Ou seja, seus clientes precisarão ter esta conta para ter acessos às estatísticas e, principalmente, analisar o desempenho do conteúdo publicado, como mostrei na imagem acima.

Como transformar para Pinterest Business?

O Pinterest facilita na mudança de um perfil pessoal para o comercial. Por isso, vou mostrar como começar a usar o modo Business da plataforma.

Configurações do Pinterest Business

Acesse Configurações da conta, role para baixo para encontrar Alterações na conta. Assim, você faz a mudança. Esta imagem é um print da minha conta que já é comercial.

Como ganhar seguidores no Pinterest?

Se você não tem intimidade com a plataforma, deve estar com uma pergunta: como ganhar seguidores por lá?

O primeiro passo é organizar suas pastas. Além disso, assim como nos pins, vale colocar nos títulos das pastas nomes “buscáveis”. Segue algumas pastas que tenho.

Pinterest do Blogcitario

Desta forma, as chances de aumentar o número de seguidores fica mais provável. Portanto, vale postar as próprias fotos, salvar imagens que encontrar em outras pastas e colocar nas suas e por aí vai.

E o Instagram pode ajudar nesta tarefa. Se você costuma postar no Instagram, pode publicar automaticamente de duas formas: usando o aplicativo do IFTTT, que permite conectar várias mídias sociais.

A outra é reivindicar contas. Ou seja, conectar o seu Instagram ou YouTube no seu perfil do Pinterest.

Conectar conta do Instagram no Pinterest

Boas práticas para usar o Pinterest

Depois destas dicas sobre como ganhar dinheiro com Pinterest, vale mencionar que, como em todas as mídias sociais, primeiro é 80% de conteúdo e 20% de venda. Afinal, você precisa, primeiramente, organizar suas fotos e imagens. E elas precisam ser úteis para a audiência.

Além disso, confira o que precisa fazer para melhorar o desempenho do conteúdo.

  • Nos pins que levem para seu site/blog ou página de venda, não utilize links encurtados como o bit.ly. A plataforma prefere os links normais.
  • Quando puder, tente criar imagens com algum título de impacto. Lembre-se que seu conteúdo estará rodeado por outras imagens criativas.
  • Use hashtags no corpo da descrição. Vai ajudar para seu pin ser encontrado nas buscas.

Enfim, não existe “receita de bolo” sobre como usar o Pinterest e ganhar com ajuda dele, mas estas são dicas que tenho aplicado e vem dando resultado com alguns pins. Por isso, espero que dê resultado para você também.

Gostou? Então repasse este post para seus amigos. E aproveite e compre livros de Marketing Digital na Amazon 

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