Definitivamente, os melhores comerciais da publicidade brasileira em 2018 foi marcada pela diversidade. O assunto permeou boa parte das campanhas que ganharam destaque na mídia especializada, trazendo o debate sobre a necessidade de buscar novos tipos de protagonistas.
O humor, como sempre, foi um dos ingredientes principais para conquistar a audiência. E como não poderia deixar de ser, a Copa do Mundo e as eleições também marcaram presença. Confira os meus indicados.
Dia dos Pais – O Boticário
O primeiro lugar este ano vai para O Boticário, que trouxe um pai que, de certa forma, reflete o comportamento do pai jovem. O que tenta conversar com os filhos, mesmo falhando miseravelmente. Como a marca deixou no comentário fixo: eles trabalham a diversidade já faz algum tempo e este comercial tem motivo nenhum para deixar alguém desconfortável.
Itau – Vai Garota
O banco, mais uma vez, figurando entre os melhores. Se no ano passado contaram a história da menina que queria ser astronauta, desta vez fizeram um clipe liderado por Iza para anunciar o programa Mulher Empreendedora.
Magazine Luiza e as TVs zicadas
Em ano de Copa, nada mais natural que as marcas de varejo focarem na venda de TVs. Mas a Magazine Luiza conseguiu um “algo mais” e trouxe bom humor para a conhecida rivalidade entre Brasil e Argentina. Você entrou na onda de mandar a TV zicada para Argentina?
Caras e cores Faber-Castell
Aquarela é um dos comerciais mais clássicos da publicidade brasileira. Após 34 anos, a Faber-Castell veiculou uma nova versão da letra onde se torna mais inclusivo.
Realidade aumentada da Coca-Cola
A Coca-Cola criou uma ação que gerou muito buzz ao implantar Realidade Aumentada em latas comemorativas. É capaz de você ter recebido por WhatsApp o vídeo de demonstração.
Burger King e o Whooper branco
As eleições deste ano foram as mais agitadas do ano, em todos os sentidos. E a Burger King conseguiu entrar na conversa muito bem ao oferecer o seu hamburguer mais famoso para quem estava disposto a votar em branco.
Meu melhor defeito
Manifesto produzido pela Papel & Caneta traz uma reflexão de impacto para jovens publicitários que estão começando a carreira: trazer a sua autenticidade para as campanhas. Gabriela Rodrigues, que contribuiu com o projeto, foi uma das convidadas do episódio do Podcitário sobre Projetos Especiais na Publicidade.
Nubank – O novo sempre vem
A Nubank adaptou a clássica apresentação de Elis Regina cantando Como nossos pais aproveitando a letra, que originalmente falava sobre a repressão da época da Ditadura Militar e a esperança pelo futuro, pelo novo.
Para estender a campanha, usou mobiliários urbanos perto de bancos tradicionais com o trecho da música de que há “perigo na esquina”.
Sentiu falta de algum comercial que merecia estar na lista? Aponte nos comentários.
[…] Melhores comerciais brasileiros 2018 com o comercial indicado como o melhor no episódio […]
[…] marca mantém a tradição de entregar campanhas de impacto. Ficou em primeiro também como um dos melhores comerciais do ano passado e em outras ocasiões. Por isso, não vou falar muito para não estragar o ponto de virada, caso […]
[…] estou mantendo a tradição de publicar os melhores comerciais brasileiros 2019. Como fiz no ano passado, algumas ações digitais entrarão na lista, já que é a essência da publicidade brasileira há […]