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Como funcionava uma agência de publicidade no passado

Como funcionava uma agência de publicidade no passado

Muita gente que trabalha no mercado não deve imaginar como era o processo de trabalho de uma agência publicitária nos anos 80, antes da tecnologia modificar algumas áreas. Para matar essa curiosidade, publicaram no YouTube um pequeno documentário de sete minutos sobre a estrutura da Convence Comunicação, uma agência do Piauí.

Vale a pena assistir para ver como os departamentos eram realmente divididos, algumas coisas que não existem mais ou que foram adaptados.

 

Melhores momentos

Atendimento podia usar camisa do Kiss, algo impensável nos dias de hoje, ainda mais em dia de visita do Cliente;
A Criação também cuidava da “assessoria de imprensa”. E os layouts eram feitos à mão e provavelmente usavam esta técnica para anúncios com foto;
“Diretor de Criação em mais uma viagem pelo mundo das ideias”. Contribuição para a imagem de que publicitário é ser criativo por natureza;
Além da Criação (dá a impressão que lá era mais voltado para os textos publicitários), existia o Departamento de Arte, que seria algo como arte finalização;
Já se falava em logomarca;
O Tráfego, responsável por circular informações e documentos dentro da agência e até no Cliente, era profissional comum na agência;
Havia laboratório para revelar fotos e estúdio para gravar os comerciais. Que chique.

O que você achou da organização dessa agência? E em qual departamento provavelmente você trabalharia nele?

Aproveite e assine o canal do blog no YouTube. Toda semana tem vídeo novo por lá.

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3 Comentários

  1. […] A Adobe está comemorando 25 anos do lançamento do Photoshop, programa que revolucionou o mercado publicitário e criativo. Um exemplo é este ótimo comercial deixou bem claro. Você que não imagina como criar um anúncio sem Photoshop, imagina como era o processo de criação de um impresso em uma agência do passado? […]

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