José Zaragoza, um dos fundadores da DPZ, faleceu aos 86 anos. O espanhol criou a agência em 1968, com Roberto Duailibi e Francesc Petit, também falecido, em plena ditadura militar. Mesmo assim, não impediu que ele fosse autor de várias campanhas marcantes da publicidade brasileira.
Um dos mais marcantes foi a Vandalismo para a Telesp, mas que ficou mais conhecida como morte do orelhão, justamente por causa do roteiro dele. Ela foi premiada em Cannes, Profissionais de Ano, Prêmio Colunistas e Anuário do Clube de Criação de São Paulo, ou seja, os principais do mercado.
Em 1986, Zaragoza (junto com Neil Ferreira) achou que José Valien Royo, então motorista da Nova Filmes, produtora responsável pelo casting da campanha da Kaiser, com carisma suficiente para ser o protagonista do comercial da marca. E assim nasceu o Baixinho da Kaiser, um dos personagens inesquecíveis da publicidade brasileira.
Em 1971, a agência criou o Lequetreque, mais conhecido como o franguinho da Sadia com objetivo de vender o defumado da marca. O interessante é que o mascote foi escolhido através de um concurso feito entre o público. Com o decorrer dos anos, o traço dele foi se atualizando e, em 2007, ganhou versão 3D.
Além de ter criado a divertida campanha Menino Olhos Vendados que você pode assistir aqui.
Você sabe a origem do Leão do Imposto de Renda? Isso mesmo. A agência criou o personagem no final da década de 1970 para educar o público sobre como é preciso respeitar o IR, pois caso ele não fosse pago, inúmeros problemas são gerados para o contribuinte.
Carlos Moreno interpretou o Garoto Bombril por várias décadas e o personagem nasceu na DPZ. Vale pesquisar no YouTube inúmeros comerciais que ele estrelou. Mas deixo o caso onde ele mostra o concorrente, mas a marca reclama e logo depois fizeram uma resposta divertida.
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