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O marketing dos 100 anos da garrafa da Coca-Cola

Não é exagero considerar a garrada da Coca-Cola um dos maiores ícones da humanidade. Enquanto a marca é facilmente reconhecida em qualquer parte do mundo, o seu produto possui o mesmo poder nas pessoas.

Coca-Cola-Capa-100-Anos

Em 1915, a marca abriu concorrência entre as indústrias de vidro com o pedido: “garrafa que alguém pudesse reconhecer mesmo no escuro, por meio do tato, e com um formato que, até se fosse quebrada, seria possível dizer rapidamente o que era”. A empresa escolhida para esta missão foi Root Glass Company (Indiana) e 16 de novembro foi a data de nascimento do maior símbolo da Coca-Cola.

Na década de 1960, a Coca-Cola mostrou como o marketing e a publicidade formam uma dupla poderosa na construção da imagem de uma empresa. O jingle da campanha Things Go Better With Coca-Cola virou parte da cultura popular dos Estados Unidos.

Logo depois, Ray Charles e Aretha Franklin transformaram o jingle em música de rádio, fazendo a campanha permanecer na mente das pessoas por muitos anos.

Voltando para o nosso tempo, a Coca-Cola fará algumas ações para comemorar esta data tão importante para ela.

A campanha Kissed By pega um mote interessante: bilhões de pessoas já “beijaram” a garrafa da Coca quando estavam bebendo, entre eles Elvis Presley e Marilyn Monroe.

Outra ação da marca é o projeto #MashupCoke, onde artistas e designers criam sua visão da garrafa mais famosa do mundo. Depois de assistir ao vídeo, tenho certeza que muita gente vai ficar com vontade de criar e compartilhar sua obra. O projeto em perfil no Instagram.

Para colocar a cereja no bolo, a Coca-Cola lançou 15 comerciais para registrar o aniversário. Assista este e depois clique aqui para ver os outros.

Sem falar nas garrafas e latas personalizados que tá rolando há algum tempo, inclusive com o meu nome aparecendo no comercial da TV e na tag #BebendoUmaCocaCom que eu compartilhei com minha amiga Liz Passos do Coisas de Liz.

A Coca-Cola sempre está lançando ações incríveis, como o inesquecível caixa eletrônico da felicidade até um bip para caixa registradora.

Diante de tudo isso, a Coca-Cola ensina algo muito importante: mesmo que seja líder de mercado e sinônimo de categoria, uma marca nunca pode se dar ao luxo de parar de anunciar ou inovar com suas estratégias de marketing.

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