Depois que o Google anunciou, para o dia 30 de setembro de 2014, como o último dia do Orkut, rede social que já foi líder absoluto no Brasil por muitos anos, muita gente foi tirar a poeira do seu perfil, caso não tenham cometido “orkuticídio”.
Um dos motivos apontados pela queda e estado vegetativo da rede social foi a incapacidade de gerar receita para o Google através de anúncios e posts patrocinados, algo que o Facebook soube se adaptar rapidamente quando cresceu exponencialmente.
Já que a hora do adeus definitivo se aproxima, selecionei as comunidades mais populares e algumas com títulos esquisitos, marca registrada no Orkut, que estudantes e publicitários usavam para gerar tópicos e debates sobre o mercado, antes de todas elas serem contaminadas por infinitos tópicos em forma de spam.
História da Publicidade Brasil
Tinha bons causos e curiosidades sobre anúncios que nem eram os clássicos da publicidade.
Que criativo! Faz publicidade?
Toda a ironia desta pergunta que todo publicitário recebe algum momento da vida.
Propaganda criativa
Essa imagem me fez viajar no túnel do tempo.
Eu odeio propaganda de MSN
Outro “falecido” que fazia sucesso, além de ser uma das milhares de comunidades que “odiavam” alguma coisa.
Odeio propaganda no meu scrap
Comunidade contra algo que, infelizmente, acabou virando normal por lá: propagandas sem qualquer relevância para quem as recebia.
Publicidade também é arte
O eterno debate também esteve presente no Orkut.
Publicidade e propaganda
A maior comunidade do Orkut para quem era da área e que usava uma das imagens mais clichês da internet como “avatar”.
O garoto propaganda do Orkut
Fica o mistério desta eleição.
Existe vida após a publicidade?
Grande dúvida existencial que surgem para a maioria dos estudantes.
Hino nacional da propaganda
Criaram uma comunidade para uma febre que circulou intensamente na internet no início do Orkut, onde adaptaram a letra do hino brasileiro para publicitário ler.
E você? Quais comunidades da área você lembrava de ter participado e não está nesta lista? Conte nos comentários.
[…] O que está acontecendo nas mídias sociais e a publicidade durante a Copa do Mundo? Eu, junto com Alexandre Inagaki, do Pensar Enlouquece e Humberto Oliveira, do Buteco da Net, discutimos a força do Twitter, o que o Google e Facebook fizeram para o evento, a participação das marcas nas mídias sociais, o buzz em torno do anúncio da Adidas com Suárez e o fim do Orkut. […]