Estamos vivendo em um mundo tão politicamente correto que até a sátira do CONAR sobre o seu próprio trabalho do órgão recebeu queixas do público.
Por isso, fui atrás de comerciais que marcaram época no passado e que, se fossem veiculadas hoje, certamente o órgão que regulamenta a propaganda receberia muitas reclamações para eles serem retirados do ar.
Primeiro sutiã – Valisère
Comercial que mostra adolescentes de sutiã, a protagonista nua por alguns microssegundos e um cara conferindo a menina certamente seriam suficientes para bater todos os recordes de reclamações. Se bobear, até uma marcha seria criada para tirar o material do ar.
PS: este comercial te deixa realmente velho, já que ele é de 1987.
Avó – Havaianas
A AlmapBBDO veiculou em 2009 um comercial que dividiu opiniões só porque uma senhora falou sobre sexo, um assunto que, em pleno século XXI ainda é um tabu.
Rainha – Corridinha matinal
Um comercial que mostra o amante saindo na frente do marido corno é algo que chocaria a família brasileira em pleno 2014. E pensar que ele foi ao ar sem problemas em 2005.
Brahma – Tartaruga Vs Shushiman
A campanha da cerveja para o Copa do Mundo 2002 com certeza daria o que falar por insinuar uma morte no comercial, causado por um “desenho” que poderia influenciar as crianças.
Mercedes – A vingança do tio Sukita
A Sukita criou um dos melhores comerciais de refrigerante da publicidade brasileira e a Mercedes, certa vez, queria surfar na onda utilizando a mesma dupla de atores anos depois voltado para um público mais maduro e que tem poder de compra para ter uma Mercedes.
Se naquela época ela foi vetada pela agência a pedido da Brahma minutos antes de ir ao ar, com certeza não seria aprovado nem pelo cliente com medo de ser acusado de mostrar as mulheres como interesseiras.
E pra você, quais são os outros comerciais que hoje estariam na mesa do CONAR prontos para sairem do ar?
[…] já fizeram este tipo de campanha no passado. Cassia Kis nos anos 80 e Patrícia Lucchese, a garota-propaganda do primeiro sutiã, nos anos 90. Até usaram a trilha do clássico comercial para o público “reconhecer” […]