Chegou a hora de revelar, exatamente um ano depois, o resultado da já tradicional votação que faço entre meus seguidores do meu Twitter e fãs da página no Facebook sobre quais foram os comerciais que se destacaram na TV brasileira nos últimos 12 meses.
Neste ano, a FIAT está na lista com duas campanhas, o Boticário e Itaú pelo segundo ano consecutivo entre os melhores e uma marca com nome difícil de pronunciar subiu ao pódio. Lembrando, mais uma vez, que a lista foi formada exclusivamente por votos. E os eleitos são:
10 – É Friboi?
A pergunta mais famosa da publicidade nacional nestes últimos meses entrou na última posição, mas mereceu a lembrança de algumas pessoas, certamente pelo questionamento que gruda na mente e que foi fonte de produção de inúmeras paródias pela internet. Tanto que tive certa dificuldade em localizar um dos comerciais oficiais da marca, já que a primeira página da pesquisa está tomada pelas “versões não-autorizadas”. Ah, e considero Tony Ramos o garoto-propaganda revelação.
9- Bohemia, um absurdo de cerveja
Nunca imaginaria que publicitários fariam piada envolvendo a profissão em um comercial. Quase um inception. Toda vez que ela o velhinho dava uma “patada” no jovem, eu abria um sorriso.
8- FIAT Strada, 3 portas
Desenterrar um trecho do hit do Rick Martin e transformá-la em um chiclete divertido foi uma bacana e deve ter sido o principal motivo por receber votos. Fiquei com a música tocando em looping na mente por dias e o humor non sense da letra me agradou.
7- Globo News, Água
Este comercial da Globo News comparando água e comida com informação mostra o que um texto com muita qualidade pode fazer para uma marca.
6- Itaú, Grande Transformação
Talvez pelo clima da Copa do Mundo no Brasil e por ser recente, a campanha do Itaú recebeu número considerável de votos.
5- Dove Men Care
Sabe quando o jogador faz uma frirula antes de marcar o gol? É como me sinto com esta campanha da Dove Men Care, pois usa humor non sense com argumento claro e definitivo para os homens usarem o shampoo adequado da marca, que tem imagem essencialmente feminina.
4- Boticário, Família Moderna
O comercial de Natal da marca focou em um tipo de família que muita gente pode não considerar como a “ideal” para uma campanha, a do filho com pais separados. Mas, com muita sensibilidade, o roteiro entregou um ótimo comercial e ganhou bela posição na lista. Assista à versão completa do comercial.
3- FIAT, Vem pra rua
Certamente, um dos cases mais interessantes produzidos pela publicidade brasileira neste ano. O comercial estava no ar justamente quando o “gigante acordou” através da onda de protestos durante a Copa das Confederações, além do “vem pra rua” casar perfeitamente com o movimento. Não tinha como as pessoas lembrarem dele na hora do voto.
2- Havaianas Flat, vendedor com Cleo Pires
De vez em quando os roteiros das campanhas das Havaianas usam famosas sendo paqueradas pelos caras. O bom ponto de virada, além de ainda estar na TV, colocou a peça na segunda colocação.
1- Head & Shoulders, Joel Santana em Donti Révi Caspa
E o campeão de votos foi o xampu anunciado por Joel Santana, o Sergio Mallandro da publicidade brasileira. Confesso que no lançamento a ideia me surpreendeu ao brincar com o inglês too bad de Joel e até mesmo com o nome do produto. Com o sucesso, as outras campanhas conseguiram aumentar o nível do humor ao convocar Pelé e o ex-goleiro Marcos.
E aí, o que achou da lista? Lembrou de algum comercial que deveria ter sido colocado? Diga nos comentários.
Muito bons os comerciais escolhidos.. =D
[…] Chegou a hora de manter a tradição do blog e eleger, baseado nos votos dos meus seguidores do Twitter e quem acompanha a página do Facebook os comerciais que chamaram a atenção em 2014. Aproveite para relembrar quais foram as melhores campanhas do ano passado. […]