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Qual é a definição de Branding?

Quem estuda ou trabalha com marketing ou publicidade certamente já ouviu teorias e conceitos sobre o que é Branding, mas como muitos assuntos da área, esta palavra tem vários caminhos para explicá-lo. Mas, para começar, precisamos definir outro assunto:

conceito_branding

O que é marca?

Muita gente confunde os termos e acha que marca e logotipo é a mesma coisa. A grande diferença entre os dois é que logotipo é a representação gráfica da marca, geralmente usando tipografia exclusiva, como faz a Coca-Cola. E a marca é o conjunto composto do logo, música, mascote e outros itens. A Coca tem som característico para assinatura de suas campanhas e o urso polar do Natal, por exemplo.

Afinal, o que é branding?
O Branding entra em campo para reforçar a atuação da marca junto ao público-alvo usando três áreas: definição do público-alvo, posicionamento de mercado e os cinco sentidos humanos.

Quando as pessoas usam sua marca como um verbo, isso é extraordinário – Meg Whitman

Vamos fazer um pequeno teste:
a) Qual ferramenta você usa para realizar pesquisas?
b) Onde você vai quando quer compartilhar vídeos?
c) O que você procura quando quer se depilar?

Provavelmente você respondeu Google, YouTube e Gillete, que são marcas com técnicas de branding tão boas que acabam se tornando verbos ou sinônimos de categoria.

Assim como tudo na vida e na publicidade, branding precisa de manutenção constante por parte da marca para manter a paixão dos seus consumidores. Se não fosse assim, a Coca-Cola, Apple, HBO e outras nunca mais fariam ações criativas confiando apenas na força da sua marca.

Branding é uma espécie de namoro entre marca e seu público, onde as ações dela mantém a paixão acesa.

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