Desde a faculdade, todo publicitário sabe a importância do briefing para todos os departamentos da agência. Por isso, toda campanha precisa ter o público-alvo bem definido para a mensagem ser passada com a maior eficiência possível. Mesmo que os publicitários tentem criar anúncios onde a mensagem não tenha espaço para muitas interpretações, este vídeo antigo da empresa de consultoria Data Popular mostra como isso é impossível.
A consultoria mostrou um anúncio de café para pessoas de diferentes classes sociais. Este teste mostra como é importante os criativos terem em mente que precisam contar com a bagagem cultural do público-alvo da campanha para ela ser entendida. Assista logo abaixo o que acontece quando a peça é mostrada para algumas pessoas. Atenção à opinião da moça que ilustra a imagem acima.
Será que todos lembram desta característica na hora de criar os jobs? Fica a reflexão. Vi no Comunique 9.
[…] – Ela é uma barreira contra “ideias geniais”. Você fica com a sensação que criou algo incrível e vai mostrar todo confiante que a mensagem será entendida e lágrimas de emoção cairão. Mas bastam alguns segundos para os erros surgirem e você voltar à realidade. Isso é muito bom, pois evita que aconteça erros de interpretação como aconteceu neste caso. […]
[…] Um dos principais objetivos das campanhas publicitárias é transmitir uma mensagem clara para o seu público-alvo, que não dê espaço a outras interpretações. Por isso que o material é voltado para segmentos definidos, já que pessoas de diferentes classes sociais podem interpretar o material diferente do objetivo original, como é mostrado neste interessante vídeo. […]