A Miss Representation, organização que luta contra o sexismo na mídia, lançou um vídeo para as pessoas analisarem se as mulheres deixaram de ser tratadas como “objetos” ou não.
O título, que pode ser traduzido para “Como publicitários falharam com as mulheres em 2012”, a resposta já fica clara. Entre as campanhas selecionadas, estão a da Axe e Victoria´s Secrets, que historicamente colocam a mulheres como estrelas para chamar a atenção dos homens de forma sensual. Até uma campanha premiada da Fiat entrou na roda.
O objetivo da organização é pressionar as agências e anunciantes a criarem exemplos saudáveis para o público feminino.
Reconheço que algumas campanhas realmente apelam gratuitamente para a sexualidade, mas comerciais de cerveja, por exemplo, usam este mote há anos que fica difícil este segmento não usar este artifício. E como o primeiro comentário postado no YouTube falou, muitas vezes estes materiais são criados e aprovados por mulheres, que ajudam indiretamente para continuar este cenário na publicidade mundial.
O que você acha sobre o assunto? Compartilhe sua opinião nos comentários.
A publicidade é feita para o público com o que o público gosta. Não é arte, não se propõe a mudar o status quo. O objetivo é apresentar a marca/serviço/produto conforme o público quer ver. Enquanto o público quiser ver esse tipo de publicidade e não seja ofensiva à maioria, vai ser feita e tem que continuar a ser feita por um motivo simples: FUNCIONA
[…] A campanha é bem vinda para a reflexão da sociedade e, principalmente, de agências e anunciantes, que continuam veiculando estereótipos femininos e tratando a mulher de forma inadequada, como mostrou este vídeo feito em 2012. […]