Artigo

Mídias sociais, os bons aliados do Marketing

Já é notícia velha que Twitter, Facebook, Foursquare e outras mídias sociais já fazem parte da rotina de milhões de pessoas ao redor do mundo e no Brasil não é diferente. Já falei sobre a relação do Twitter com a publicidade e como anunciar no Facebook, mas e como o departamento de marketing pode usar estas ferramentas tão populares a favor da sua marca?

Se você acompanha o blog com frequência, deve ter percebido que muitos posts são sobre ações realizadas com objetivo de fazer as pessoas tirarem fotos e gravar pequenos vídeos para serem compartilhados de forma espontânea. No Brasil, grandes empresas já perceberam como é importante monitorar a conversa que os usuários postam na rede para fortalecer o seu relacionamento com os atuais e potenciais clientes.

A Cielo, por exemplo, colocou o Facebook em suas máquinas de cartão de crédito. Depois que a pessoa cadastrar o cartão, a máquina funcionará como uma espécie de Foursquare na hora de pagar a conta. Ao contrário do que as pessoas possam imaginar, o cartão não postará informações do que foi comprado, apenas fará check-ins e recomendações do local automaticamente no perfil. Os amigos que curtirem essas recomendações também poderão ganhar brindes. A Cielo Linkci, como a máquina será chamada, estará disponível em fase beta a partir do dia 6 de dezembro na Grande São Paulo e Campinas, sendo ampliado para o Brasil no próximo ano. Mais detalhes neste vídeo.

Facebook na máquina da Cielo

A empresa quer pegar carona no hábito que muita gente já tem em recomendar produtos, serviços e filmes para seus amigos no Facebook. Segundo Alexandre Hohagen, presidente da mídia social na América Latina, 92% das recomendações postadas tem mais força que campanhas de mídia de massa para os usuários. O desafio da Cielo e outras empresas é oferecer algo relevante para seus fãs na rede. Quem navega com regularidade sabe que as pessoas se comportam como crianças: falam com sinceridade sobre o que sentem em relação a determinada empresa.

Por isso, os departamentos de Marketing devem recrutar boas agências ou profissionais que saibam oferecer conteúdo de qualidade para seus fãs e seguidores. Promoção é uma ótima isca para chamar a atenção das pessoas, mas sozinho ele tem efeito a curtíssimo prazo. A promoção deve estar envolvida com outras ações que despertem interesse dos usuários e que, se possível, seja útil de alguma forma para a vida de quem curte a marca. Mesmo com o reforço das mídias sociais, a essência do Marketing continua em satisfazer as necessidades e desejos do consumidor.

Deixe seu recado

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.