Há alguns meses comparei publicitários com mídias sociais e fiz uma gracinha com Google+, o “patinho feio” do grupo, apesar de pertencer ao gigante de buscas. Enquanto o Facebook reina como a favorita de muitos usuários, será que ela pode contribuir para o fortalecimento da marca?
Sempre leio comentários e opiniões de especialistas da área de que a mídia social do Google vai crescer a qualquer momento, mas apesar dela ter seu público fiel, as marcas e suas agências digitais parecem que não estão motivadas a movimentar suas páginas. Um exemplo é Guaraná Antartica, que tem 6 milhões de fãs no Facebook e vários posts diários enquanto no G+ ela tem “apenas” 194 mil seguidores e está sem atualizar desde 16/05/2012.
Para mim, o Google+ pode se tornar essencial algum dia, mas tem algo na minha página que não me motiva tanto quanto a rede de Mark Zuckerberg. Apesar disso, não podemos esquecer que o G+ vem do Google e, portanto, ela pode sim contribuir em alguns pontos para a difusão da sua marca na internet, apesar de lá ser proibido criar promoções ou concursos como no Facebook.
Público mais segmentado: enquanto o Facebook cresce, sua timeline vai ficando poluída com tantas atualizações irrelevantes compartilhadas pelos seus amigos. Por ter menos pessoas no Google+, o stream (como é chamada a “timeline” dela) está mais limpo e mais voltado a conteúdos mais “maduros”. É uma oportunidade de se comunicar com um público mais qualificado que em outros lugares.
Hangout: a grande arma do Google para estimular o crescimento da sua mídia social. Você já deve ter visto no Twitter alguns blogueiros e outros formadores de opinião chamando para assistir a debates e/ou vídeos gravados ao vivo através dos Hangouts. Esta opção abre uma boa oportunidade para criação de conteúdo diferenciado que poderá ser exibido pelo Youtube. No lançamento da ferramenta, a empresa chamou o Black Eyed Peas para interagir com seus fãs, como você pode ver abaixo:
Como estou enfatizando durante o texto, o Plus é um produto Google, que é sinônimo de busca na internet. E, por isso, é fundamental compartilhar conteúdo que estimule o usuário a “curtir” o material através do botão +1. Desta forma, quanto mais cliques o conteúdo receber, mais relevância ele terá no mecanismo de busca.
Ou seja, o jeito é tirar a poeira da sua página no Google Plus e começar dar a mesma importância que a fanpage do Facebook para deixar a sua marca bem posicionada aos olhos da gigante de buscas da internet.
Aproveite e compartilhe sua experiência com o G+ nos comentários. E não esqueça: se gostou do texto, clique no g +1 deste post.
[…] suporte para o Google. Se você ainda não está por lá, leia mais sobre as vantagens do GPlus neste post que escrevi há algum […]