Publicidade é como Facebook: criada para as pessoas curtirem
Esta frase surgiu na minha mente enquanto estava apresentando uma palestra sobre a relação de Mad Men com a publicidade atual. Agora vou aproveitar para falar sobre as opções que empresas, blogs e outros segmentos têm para fazer propaganda na galinha dos ovos de ouro das mídias sociais: o Facebook. Lembrando que o texto não pretende ser um guia definitivo sobre o assunto e sim uma espécie de conversa informal sobre ele.
Já soube de amigos que a rede de Mark Zuckerberg geralmente dá retorno muito bom sobre o investimento do Facebook Ads, por exemplo. O sistema lembra o já conhecido Adwords do Google e a diferença é que é possível observar quais dos seus amigos curtiram o anúncio. Certamente é um fator precioso na sua decisão de, pelo menos, dar uma olhada no link.
Por falar em amigos, acredito que eles têm papel fundamental tanto para manter o Facebook como uma potência da internet quanto para mover os bilhões de dólares arrecadados com anúncios e aplicativos sociais. Sim, aquele joguinho que aparece na sua timeline está rendendo alguns centavos de cada uma das milhões de pessoas que usam e permitem que sua informações sejam acessadas por eles. Esses tipos de aplicativos matam dois coelhos com uma cajada: expõe sua marca de forma rápida para potenciais novos fãs e, de quebra, aumenta os cofres da empresa.
A terceira opção é a criação de fan pages para a marca. No caso do blog, a fan page aumenta a base de fãs exclusivamente graças ao compartilhamento do conteúdo postado por lá, que funciona como espécie de spin off do blog. Quando cada fã compartilha, curte ou compartilha uma imagem, por exemplo, ela pode incentivar indiretamente seus amigos a assinarem o feed da fan page.
Eu assino feeds de grandes marcas e observo que muitas delas se adaptaram ao ambiente da mídia social e as pessoas realmente gostam de compartilhar textos, vídeos, imagens e enquetes que elas oferecem.
Ou seja, no Facebook anúncio não é considerado um “reclame” e sim parte da programação. Entender o comportamento do usuário é fundamental para ter sucesso na campanha de relacionamento das marcas que desejam que os likes dos seus fãs continuem a serem doados.
Mas para aumentar as chances de sucesso é essencial que esse gerenciamento seja feito por profissionais assim como uma campanha publicitária deve estar nas mãos de quem entende do assunto. Assim como na publicidade offline, o barato sai (muito) caro.
E você, prezado leitor e querida leitora? Tem experiências sobre gerenciamento de anúncios no Facebook? Compartilhe sua experiência nos comentários.
Realmente o Facebook é um ótima opção para quem pretende divulgar sua empresa ou seus produtos e quer ter uma certa interação direta com seu publico alvo.
Eu publiquei no meu blog, o artigo: http://www.montarumnegocio.com/2012/05/redes-sociais-nas-empresas.html, e me referi justamente a esse poder que as redes sociais estão tendo quando o assunto é publicidade online.
Muito bom o artigo, um forte abraço
Acho que atualmente o público nao busca mais as fan-page pelo simples fato de querer ver as novidades e produtos que a marca oferece! Algumas fanpages possuem milhares de curtir muito mais pelo fato de publicar materiais que gerem compartilhamentos do que pelo produto que divulga em si… Fotos com frases engraçadas, frases que fazem com que as se identifiquem com a mesma, esse tipo de material é o maior causador de compartilhamentos e links entre usuarios para potencializar a pagina! É muito mais bacana voce compartilhar uma imagem de um careca triste por nao poder usar o shampoo X que é maravilhoso, do que compartilhar a foto da embalagem do shampoo dizendo o quanto aquele produto é maravilhoso na imagem!
[…] do mundo e no Brasil não é diferente. Já falei sobre a relação do Twitter com a publicidade e como anunciar no Facebook, mas e como o departamento de marketing pode usar estas ferramentas tão populares a favor da sua […]
Ótimo artigo, Caio! Mas tudo ainda é muito novo e os profissionais estão todos em formação…a “escola” , neste caso, é a própria experimentação, né?. A gente arrisca e vai aprendendo de acordo com as reações dos usuários mesmo..rs Quanto às fanpages, acredito que alguns segmentos são mais difíceis de se conseguir likes e shares. A Iveco – montadora de caminhões do Grupo Fiat- apesar do público limitado por causa do produto, conseguiu se destacar muito bem, sendo um sucesso nas mídias digitais, mas hpa empresas que apenas entram nas redes sociais e ficam ‘pairando’, apenas por estar…Minha mãe trabalha com venda de móveis e fico pensando maneiras de atrair o público em potencial dela nas redes sociais…oq me sugere? rs
[…] 2012 fiz um post sobre como anunciar no Facebook, que logicamente está desatualizado, mas fica como marco de como já tem um tempo que a mídia […]