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O poder da campanha Kony 2012

Se você acompanha o blog e meu Twitter há algum tempo, sabe que de vez em quando gosto de lembrar que através das mídias sociais as pessoas são formadoras de opinião para alguém, mesmo que tenha poucos seguidores.

Jason Russel surpreendeu o mundo ao lançar Kony 2012, que atingiu milhões de views em poucos dias com uma ideia ambiciosa: levar à justiça o ditador Joseph Kony, comandante do Lords Resistance Army (LRA), grupo de guerrilha armada em Uganda.

O buzz gigantesco gerado pelo vídeo se justifica, pois conta com a estrutura de um texto publicitário, onde a audiência se emociona e é seduzida a aderir a uma causa que não tinha o apoio da mídia de massa nem do governo dos EUA. O prazo para o objetivo da campanha termina este ano e, se as ideias não ficarem apenas no papel, tem tudo para se tornar realidade. Invista 30 minutos para assistir a versão legendada e perceber como uma ideia pode se tornar um poderoso viral.

Para quem trabalha com comunicação, fica a inspiração em encontrar soluções para aquele job que beira ao impossível. Se a ONG Invisible Children está conseguindo tornar famoso em alguns dias um ditador que 99% do planeta nem sabia da existência através de materiais, apoio de políticos e celebridades, você também consegue resolver com criatividade os problemas de comunicação do seu Cliente.

Voltando para o vídeo, pesquisei no Google Trends sobre a busca pelo nome do ditador e o resultado é mesmo impressionante, indo do quase zero no dia 04/03 (um dia antes da publicação do vídeo) a um ápice logo no dia seguinte. Fazendo uma busca pela tag #Kony2012 no Twitpic, encontrei uma ou outra foto com pessoas usando camisetas sobre o tema.

O assunto e objetivo são complexos e só o tempo vai dizer se a campanha terá sucesso. Se você mora nos EUA, por favor, compartilhe nos comentários como a mídia e as celebridades estão tratando esse assunto e você que mora no Brasil está convidado a deixar sua opinião sobre o vídeo.

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3 Comentários

  1. Eu já cai nesta propaganda institucional do governo americano na época da Guerra Fria, com filmes como Rocky.

    O cara que fez este vídeo é tão perigoso quanto o Kone. Fujam dele e da pulseira que ele tenta vender.

    Força do povo “my eggs”.

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