Interessante como na publicidade brasileira não existe campanhas memoráveis ou que tenha ganhado prêmios mundo afora (pelo que eu me lembre). Mesmo assim, alguns comerciais regionais têm roteiro que diverte e ao mesmo tempo informa sobre não dirigir bêbado, sempre usar camisinha ou simplesmente transmitir o clima de festa e alegria que o período exige.
Para reforçar a lista, coloquei duas vinhetas que viraram marcas registradas do carnaval brasileiro.
SBT: a pipa do vovô não sobe mais
Duplo sentido é o rei momo das músicas carnavalescas. E Silvio Santos era mestre em produzir vinhetas para a sua emissora.
Globo: Globeleza
Não dá para falar de carnaval e não incluir a sua maior garota-propaganda, a Globeleza. Graças à personagem, Valéria Valenssa ficou famosa no país inteiro por aparecer sambando nua, pelada e sem calcinha (devidamente pintada, claro) e fazer a alegria de milhões de pessoas nos intervalos comerciais. Hoje em dia, as garotas que estão no papel não têm a mesma forma na mídia que a original tinha.
Unimed: se beber, não dirija
A Unimed Cuiabá usou a qualidade das letras cantadas na festa e criou este comercial quase hipnótico para lembrar sobre a péssima combinação entre álcool e direção.
Skol: adocica
A campanha com Beto Barbosa do ano passado foi uma das mais divertidas que a marca já produziu para a folia. Talvez sabendo disso, a cerveja lançou um VT reunindo todos os personagens usados pela campanha.
Governo Federal: casal gay
Campanhas para uso da camisinha sempre batem ponto nesse período. Em 2010, o Governo Federal foi além e veiculou comercial para o público gay, lembrando que preservativo é para ser usado por todos os tipos de casais.
Você tem alguma campanha de carnaval que não sai da sua cabeça? Compartilhe a sua lista nos comentários.
Uma campanha de Carnaval diferente do convencional, e melhor, com função social que marcou foi a campanha da Fiat desse ano, que conscientizava os motoristas a não beber e dirigir. E, fugindo dos padrões, ao invés do tradicional “se beber, não dirija”, colocou uma garota na fila de transplante de coração ansiosa por receber o órgão de alguém nesse Carnaval, pois as pessoas tem a infeliz mania de insistir nessa mistura perigosa. Foi polêmica, mas sem dúvida fez muitos foliões pensarem duas vezes antes de pegar no volante alcoolizados.