Quem navega na internet está cansado de saber que as mídias sociais ocuparam um lugar importante na vida de milhares de pessoas. Através destas ferramentas, cada um se torna micro produtor de conteúdo com grande poder de persuasão entre seus amigos. Nos últimos anos surgiram cases onde xingar muito no Twitter arranhou a imagem de diversas marcas mundo afora.
Já que agora as pessoas têm o poder de influenciar certo número de amigos pelos blogs e outras mídias sociais, as campanhas publicitárias devem mudar a maneira que anunciam as marcas, produtos e serviços dos seus clientes. Só que a grande maioria ainda não se deu conta disso.
Agora que está “na moda” empresas criarem perfil no Twitter e fanpage no Facebook sem devido planejamento, elas se comportam como o tio Sukita na balada: tentando ser legal para seus fãs/seguidores sem sucesso.
Como quase tudo na publicidade, não existe receita de bolo para encarar essa nova atitude dos consumidores. Agências e seus clientes devem ter consciência de que já são vistos de maneira especial pelos usuários. É por isso que o Facebook proíbe marcas possuírem apenas páginas por lá, pois ninguém pode ser considerado “amigo” delas. Por isso, como uma campanha publicitária, deve-se ter planejamento para ter uma boa presença digital.
Desde sempre o boca-a-boca sobre marcas existiu. O negócio é que seu poder agora se potencializou a nível mundial. O desafio das marcas é transformar esses evangelizadores (como são chamados os hubs, pessoa com grande influência na web) em aliados para espalhar a sua mensagem de forma espontânea e natural, nível alcançado à décadas pela Coca-Cola, Apple e, mais recentemente, o Google.
Lembre-se caro leitor, prezada leitora: nos seus perfis nas mídias sociais, você é uma celebridade e formadora de opinião para alguém. Compartilhe nos comentários algum caso onde você teve papel fundamental na compra de um produto ou serviço do seu amigo e o que você acha de como anda o desempenho das empresas nas mídias sociais.
Muito bom você ter tocada na questão perfil x fanpage, quando estamos tratando de empresas. Enquanto algumas empresas confundem a comunicação horizontalizada com amizade, outras já entenderam que não é porque está inserido nas mídias sociais que precisa se tornar BFF de seus clientes. Sem falar que depois de atualizações recentes, as fanpages oferecem dados e estatísticas muito mais sucintas para os administradores de páginas. Além de tudo, dá para criar promoções e eventos, sem riscos de ser denunciado, afinal, nas opções de denunciar perfis, o Facebook acusa que empresas não podem ter perfis, e sim fanpages.
As empresas estão utilizando as mídias sociais com o intuito de promover a empresa e seu produtos. E não tiram proveito das mesmas como canal de comunicação com o cliente!