Finalmente ficamos sabendo quem levou o R$ 1,5 milhão para se tornar uma empreendedora de verdade. Contrariando as expectativas da maioria, Janaína, que antes da semifinal era apontada com a candidata mais fraca entre as três, acabou levando o programa.
A prova final foi realizada nos EUA, certamente para justificar a habilidade em inglês que todos os candidatos deveriam ter, mas que por motivo inexplicável o programa selecionou entre 16 mil pessoas pelo menos dois candidatos (Diego e Renata) que não tinha intimidade com a língua do Tio Sam. Vai ver foi por isso que Bryan e Maria Fernanda foram chamados para garantir uma ajuda nessa área para Renata.
Como vimos esse foi o grande obstáculo para Renata, pois Bryan tinha que sempre parar as tarefas para fazer o papel de tradutor, apesar de terem contratado um profissional bilíngue para a função, enquanto Janaína e Maria Fernanda não tiveram dificuldades em comunicação.
As duas cometeram pecados mortais durante a prova, que tinha o objetivo de criar ações para promover a Lenovo. Enquanto Janaína não usou a identidade visual da marca, Renata não aplicou o conceito da campanha, de que a Lenovo é uma marca para gente que faz.
Particularmente, não sei qual seria o pior entre esses dois erros, pois são dois pilares para qualquer campanha publicitária já que a identidade visual é o cartão postal de uma marca e o conceito a alma da campanha.
Gostei da sala de reunião ter sido exclusivamente para avaliar o desempenho das candidatas. Até mesmo Carla Pernambuco só fez perguntas deste tipo, sem alfinetar ninguém. Achei bizarro Dória enfatizar que a decisão era unicamente dele, chegando a sugerir que as dicas dos conselheiros não serviam para muita coisa.
A decisão de João em premiar Janaína deu a impressão de que ela ganhou O Aprendiz apenas pelo bom desempenho na final. Também foi desconfortável quando ele perguntou sobre ética e as duas deram respostas-padrão que agem de forma correta, quando a vencedora cometeu dois erros antiéticos nas últimas provas e Renata fez parte daquela equipe que se passou por uma pessoa para obter vantagens.
Enfim, O Aprendiz premiou uma candidata que nunca tinha sido a favorita e que só mostrou competência no último episódio. Mais uma vez, o programa não conseguiu selecionar candidatos fortes o suficiente para se destacar e ganhar a preferência da audiência. Espero que, se a Record fizer uma edição no próximo ano, corrija esse erro de uma vez por todas.
PS1: Dória criou um case involuntário e mostrou o poder de uma marca, que se constrói com vários fatores, entre eles boa estratégia de marketing e ótimas campanhas publicitárias. No momento que deveria citar a Kia, patrocinadora do programa, o apresentador trocou o nome pela Fiat. Resultado: as duas montadoras entraram no TT do Twitter e o fato gerou mídia espontânea para a concorrência. Pra muita gente pode ter passado despercebido, mas certamente deve ter dado uma dor de cabeça nos bastidores. E pensar que João demitiu Bruna pela mesma gafe. Será que a Kia pediu a demissão dele para uma possível próxima temporada do Aprendiz?
PS2: Se o programa for renovado, Cláudio Forner é o único que gostaria que voltasse.
PS3: achei bizarro selecionarem um comentário que dizia que Janaína usou sua “beleza e simpatia” para seduzir as pessoas durante as provas. Pelo menos, a edição nunca mostrou isso em nenhum episódio.
PS4: a vencedora estreia no Twitter agradecendo a Dória cometendo erro crasso de gramática. Pode, Arnaldo?
PS5: assisti a algumas cenas do novo programa de Roberto Justus onde ele estava entrevistando Walter Longo. Confesso que bateu a saudade da época que a dupla comandava O Aprendiz, principalmente nas primeiras temporadas.
Melhores tweets
RT @mauriciostycer Quem sabe faz (merchan) ao vivo. #DoriaFail
RT @Ederlicia: Janaína ñ sabia com q cara olhava pro Romero Brito depois de ter trocado a obra dele por um quadro de quinta… #OAprendiz
E você, o que achou do resultado? Deixe sua opinião nos comentários. Aproveito para agradecer a todos que acompanharam as reviews sobre o programa.