Hoje não dá para ignorar a morte de Steve Jobs, o fundador da Apple, uma das marcas mais valiosas, criativas e respeitadas da História. O legado que ele deixou é inestimável para milhões de pessoas, que usam suas invenções no dia a dia que foram apresentadas de forma única que definiu o seu estilo.
Um dos grandes momentos da empresa foi a campanha Think Different, um dos meus cinco melhores comerciais de Cannes, que ajudou a Grande Maçã a sair da crise no final do século passado. Certa vez, Jobs declarou: ela só teve 15,30, talvez 60 segundos para restabelecer a imagem da Apple contra-cultura que havia perdido durante os anos 90.
Como diz uma passagem do texto, a campanha selecionou ao longo dos anos personalidades que “empurram a raça humana para a frente”. Escolas públicas recebiam gratuitamente da própria Apple os cartazes para serem pendurados nas paredes para servir de inspiração aos alunos. Espero que a TBWA\Chiat\Day ressuscite a campanha por um momento para incluir o eterno mentor da Apple na galeria dos que pensam diferente.
Charles Chaplin
Bob Dylan
Einstein
Flik, protagonista do Vida de inseto
Ghandi
Hendrix
Hitchcock
John e Yoko
Picasso
Bem propícia mesmo seria a ressurreição desses cartazes. Bom toque, Caio!