Você sabe quem é William “Bill” Bernbach? Todo publicitário deve agradecer à ele por ter reinventado a profissão entre as décadas de 1960 à 1970. No dia 13 de agosto comemorou-se o centenário do gênio reverenciado até por Don Draper, protagonista de Mad Men e “concorrente” de Bill dentro da série.
Na vida real, ele era o mad man da publicidade norte-americana junto com sua agência Doyle Dane Bernbach, mais conhecida como DDB, uma das mais premiadas de todos os tempos. Dentro de uma sociedade que estimulava a pensamentos megalomaníacos, Bill criou a campanha mais influente da história, segundo a Advetising Age, simplesmente pedindo para “pensar pequeno” para anunciar o Fusca.
Ele reinventou o mercado ao juntar redator e diretor de arte como dupla criativa dentro da agência, modelo em vigor até hoje e considerado ideal por muitas agências mundo afora. Usou a honestidade como matéria-prima para surpreender o público com seus anúncios. Dica de ouro que vale até hoje.Vestiu a camisa da sua agência até a morte, em 1982, e deixou como herança frases muito valiosas para qualquer profissional:
“A mágica está no produto”.
“Corretamente usada, a criatividade faz um anúncio realizar o trabalho de dez”.
“Propaganda não cria vantagem para o produto. Ela apena convence o consumidor desta vantagem”.
“Ninguém conta a qualidade de comerciais seus que vão ao ar. Eles lembram-se apenas da impressão que você deixa”.
“O boca a boca é a melhor mídia de todas”.
“O propósito da publicidade é vender. É por isso que o cliente paga, e se esse objetivo não permear cada ideia que você tem, cada palavra que você escreve e cada foto que você tira, então você é uma farsa e precisa sair desse mercado”.
“Vamos provar ao mundo que bom gosto, boa arte e bom texto podem resultar em boa venda”
Uma das filiais da DDB criou um clipe para homenagear o patrono da agência:
Leia mais sobre o criativo e outras campanhas memoráveis dele neste texto especial do Meio & Mensagem.
[…] das suas obras, retratando o consumismo de forma inovadora, como você pode ver logo abaixo: Bill Bernbach ficaria orgulhoso desta versão do seu famoso anúncio A empresa do ex-CEO Steve Jobs também foi […]
[…] campanha por um momento para incluir o eterno mentor da Apple na galeria dos que pensam diferente. Bill Bernbach Charles Chaplin Bob Dylan Einstein Flik, protagonista do Vida de inseto Ghandi Hendrix Hitchcock […]
[…] da fama de gênios criativos do The One Club Creative. Agora ele está entre nomes consagrados como Bill Bernbach, David Ogilvy, Jay Chiat, entre […]