Artigo

Qual a diferença entre Marketing e Publicidade?

Qual a diferença entre Marketing e Publicidade?

Depois que você se forma ou começa a trabalhar com publicidade, as pessoas definem publicitário como sinônimo de “marqueteiro” e vice-versa. Justamente por não entenderem a diferença entre marketing e publicidade. Depois de esclarecer o que é publicidade e propaganda, chegou a hora de definir o que é Marketing e o que torna essa área diferente da Publicidade.

O que é Marketing?

A definição do Marketing está baseada na satisfação do desejo e demandas do consumidor. Por isso, o profissional de Marketing cria e analisa estratégias para alcançar esse objetivo de mercado. Vários fatores estão envolvidos no processo. Ele começa da logística e passa por várias etapas até a definição do preço. Os pilares do Marketing, que tem recebido alguns reforços ao longo dos anos, são os chamados 4P´s.

  • Produto
  • Preço
  • Praça
  • Promoção

Desta forma, o Marketing abraça várias competências há construção de valores e torna os benefícios do produto mais claros ao público-alvo. Se o Marketing fosse um polvo, a Publicidade seria um dos seus tentáculos.

Afinal, onde está a diferença entre Marketing e Publicidade?

Para ilustrar melhor como a Publicidade faz parte do Marketing. Pense em um rapaz se preparando para a balada. O objetivo do cara, durante a festa, é conquistar uma garota. Para isso, ele usa de forma inconsciente algumas estratégias de Marketing (que muitos definem como “marketing pessoal”). Roupas de marca, perfume caro, cabelo com gel (opcional) e um carro. Já a cantada, um dos itens utilizados pelo marketing desenvolvido pelo homem, faz o papel da Publicidade: tem que ser boa e criativa o suficiente para vender o produto (o rapaz) e não espantar o público-alvo (a garota).

Para o produto ou serviço ter sucesso no mercado é necessário que as duas áreas andem juntas, já que se uma for ruim o desempenho da outra será afetado. Talvez seja por isso que seus amigos, vizinhos e parentes acham que “publicitário trabalha com marketing”. É como se estivéssemos diante de dois gêmeos, mas depois de uma boa análise as diferenças são evidentes.

Assista à versão em vídeo que publiquei no meu canal. Aproveite para assinar, pois está saindo um vídeo por semana.

Deixe seu recado

25 Comentários

  1. Como definiu um professor meu:
    o marketing é um iceberg e a publicidade é a parte visível desse iceberg. O que o cliente vê é a publicidade que visa despertar o desejo pelo produto. O marketing é a presença desse produto na prateleira do PDV, a disposição do produto, o preço, entre outros.

  2. Tenho 17 anos e estou indeciso se eu faço publicidade ou marketing, hoje eu estou mais para o marketing, porque eu acho uma área mais ampla e com mais mercado. E eu também acho que eu gosto mais de números, dados . eu estou equivocado na minha opinião?

  3. Porque em Angola e dificil emprego para tecnicos medios o basico de Marketing
    Ex: Eu so tecnico medio de Marketing e publicidade a 2 anos e formado pur um dos melior centro de formaçao de Angola (cefojor) centro de formaçao para jornalistas de angola
    a onde esta o problema

  4. Com relação a diferença entre Marketing e Publicidade, a mesma pode ser definida de uma forma simples. Marketing são todas as atividades ligadas desde a concepção do produto até o seu consumo final. A Publicidade Propaganda faz parte do terceiro A do Marketing, ou seja Ativação. Os quatro As são, Análise do Mercado, Adaptação,Ativação e Avaliação do produto.

  5. Digamos que a publicidade é parte estética da parada e o marketing faz o trabalho lógico. Faz a estratégias de como atingir em cheio seu publico alvo, onde veicular as propagandas da publicidade. ver onde é o melhor investimento e tudo mais. um depende do outro para o trabalho ser bem feito.

    Curti a definição de vcs, bem simples e legal para geral entender.

  6. Felipe acho q está um pouco equivocado, o marketing visa descobrir, antecipar, uma necessidade do cliente muitas vezes em um tipo específico de cliente, e então satisfazela com o produto apropriado, no local apropriado, com o preço apropriado é ainda promovela, ai chega a nossa querida publicidade que terá que descobrir como achar a melhor “cantada” para o público especificado assim como o local mais indicado para isso ser feito seguindo no exemplo se eu busco um determinado perfil de parceira devo saber se será mais fácil encontrala em uma balada ou em um shopping para poupar esforços e custos desnecessários.
    E lembrem-se com posicionamento adequado e uma ótima cantada mts “feinhos” se tornam grandes conquistadores sem causar falças expectativas é claro.

    😉 i s2 pp

  7. Pois é Leonardo, “se tornam grandes conquistadores sem causar falças expectativas é claro” e escrevendo falsas com ç… só precisa aprender a escrever 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair da versão mobile