Depois que você se forma ou começa a trabalhar com publicidade, as pessoas definem publicitário como sinônimo de “marqueteiro” e vice-versa. Justamente por não entenderem a diferença entre marketing e publicidade. Depois de esclarecer o que é publicidade e propaganda, chegou a hora de definir o que é Marketing e o que torna essa área diferente da Publicidade.
O que é Marketing?
A definição do Marketing está baseada na satisfação do desejo e demandas do consumidor. Por isso, o profissional de Marketing cria e analisa estratégias para alcançar esse objetivo de mercado. Vários fatores estão envolvidos no processo. Ele começa da logística e passa por várias etapas até a definição do preço. Os pilares do Marketing, que tem recebido alguns reforços ao longo dos anos, são os chamados 4P´s.
- Produto
- Preço
- Praça
- Promoção
Desta forma, o Marketing abraça várias competências há construção de valores e torna os benefícios do produto mais claros ao público-alvo. Se o Marketing fosse um polvo, a Publicidade seria um dos seus tentáculos.
Afinal, onde está a diferença entre Marketing e Publicidade?
Para ilustrar melhor como a Publicidade faz parte do Marketing. Pense em um rapaz se preparando para a balada. O objetivo do cara, durante a festa, é conquistar uma garota. Para isso, ele usa de forma inconsciente algumas estratégias de Marketing (que muitos definem como “marketing pessoal”). Roupas de marca, perfume caro, cabelo com gel (opcional) e um carro. Já a cantada, um dos itens utilizados pelo marketing desenvolvido pelo homem, faz o papel da Publicidade: tem que ser boa e criativa o suficiente para vender o produto (o rapaz) e não espantar o público-alvo (a garota).
Para o produto ou serviço ter sucesso no mercado é necessário que as duas áreas andem juntas, já que se uma for ruim o desempenho da outra será afetado. Talvez seja por isso que seus amigos, vizinhos e parentes acham que “publicitário trabalha com marketing”. É como se estivéssemos diante de dois gêmeos, mas depois de uma boa análise as diferenças são evidentes.
Assista à versão em vídeo que publiquei no meu canal. Aproveite para assinar, pois está saindo um vídeo por semana.
[…] Este texto foi publicado originalmente no blog Blogcitário […]
Inteligente texto… Essa era um duvida ‘oculta’ que eu tinha… Parabéns…
Como definiu um professor meu:
o marketing é um iceberg e a publicidade é a parte visível desse iceberg. O que o cliente vê é a publicidade que visa despertar o desejo pelo produto. O marketing é a presença desse produto na prateleira do PDV, a disposição do produto, o preço, entre outros.
Excelente definição de forma simples. Esse seu exemplo da balada foi o máximo deixando tudo mais claro para as pessoas que nos confundem hehehehe
Um abraço e parabéns pelo belo post
Muito bom. Acho que era a dúvida de muita gente.
Tenho 17 anos e estou indeciso se eu faço publicidade ou marketing, hoje eu estou mais para o marketing, porque eu acho uma área mais ampla e com mais mercado. E eu também acho que eu gosto mais de números, dados . eu estou equivocado na minha opinião?
‘ Talvez você poderia averiguar a área de Mídia.
Muitos cursos abrangem tanto marketing quanto publicidade e propaganda, o importante é você se informar a respeito da faculdade e do curso!
hum
Porque em Angola e dificil emprego para tecnicos medios o basico de Marketing
Ex: Eu so tecnico medio de Marketing e publicidade a 2 anos e formado pur um dos melior centro de formaçao de Angola (cefojor) centro de formaçao para jornalistas de angola
a onde esta o problema
Eu tambem tinha imensa duvida na diferen entre markenting e publicidade, mas com isso que acabei de ler esta tudo muito claro e tambem vi ambas estao interligadas, obrigado
Com relação a diferença entre Marketing e Publicidade, a mesma pode ser definida de uma forma simples. Marketing são todas as atividades ligadas desde a concepção do produto até o seu consumo final. A Publicidade Propaganda faz parte do terceiro A do Marketing, ou seja Ativação. Os quatro As são, Análise do Mercado, Adaptação,Ativação e Avaliação do produto.
Excelente! Muito comum as pessoas confundirem as duas coisas.
Digamos que a publicidade é parte estética da parada e o marketing faz o trabalho lógico. Faz a estratégias de como atingir em cheio seu publico alvo, onde veicular as propagandas da publicidade. ver onde é o melhor investimento e tudo mais. um depende do outro para o trabalho ser bem feito.
Curti a definição de vcs, bem simples e legal para geral entender.
“Se o Marketing fosse um polvo, a Publicidade seria um dos seus tentáculos.” – Frase-exemplo que usarei para toda minha vida! rs
Felipe acho q está um pouco equivocado, o marketing visa descobrir, antecipar, uma necessidade do cliente muitas vezes em um tipo específico de cliente, e então satisfazela com o produto apropriado, no local apropriado, com o preço apropriado é ainda promovela, ai chega a nossa querida publicidade que terá que descobrir como achar a melhor “cantada” para o público especificado assim como o local mais indicado para isso ser feito seguindo no exemplo se eu busco um determinado perfil de parceira devo saber se será mais fácil encontrala em uma balada ou em um shopping para poupar esforços e custos desnecessários.
E lembrem-se com posicionamento adequado e uma ótima cantada mts “feinhos” se tornam grandes conquistadores sem causar falças expectativas é claro.
😉 i s2 pp
caracaa perfeita definição do marketing e da publicidade , palavras colocadas muito bem em cada questionário feito .. Parabéns .
( leonardo Valin )
[…] um publicitário não saber diferenciar o que é propaganda do que é publicidade e não saber a diferença entre Marketing e Publicidade. É o mesmo que trocar o nome de dois gêmeos e não se importar com […]
[…] de prospecção. É como se um cara estivesse em uma grande balada e precisasse refinar seu marketing pessoal para se destacar dos outros candidatos do seu alvo. Além disso, precisa criar algo que mantenha […]
Pois é Leonardo, “se tornam grandes conquistadores sem causar falças expectativas é claro” e escrevendo falsas com ç… só precisa aprender a escrever 🙂
[…] fora do mercado, possuem sobre a publicidade e, em menor escala, o marketing. Acho válido deixar o link para o meu post sobre a diferença entre marketing e […]
[…] entre redes sociais e mídias sociais. Assim como acontece entre publicidade e propaganda e marketing e publicidade, eles possuem propósitos bem diferentes. Para ajudar nesta questão, publiquei um vídeo no meu […]
essa deve ser uma das dúvidas mais comuns entre os os estudantes que iniciam o curso. Obrigado. Até hoje fazia uma certa confusão quanto a essa diferença.
Gostei. Apesar de ser um texto curto mesmo assim é bem objetivo em entregar o conteúdo. A melhor parte foi a comparação sobre o garoto na balada.
Parabéns! Excelente!