Agência de publicidade é uma espécie de esposa dedicada a arranjar amantes para o seu “marido”, o Cliente. Isso você percebe desde que virou estagiário e começou a achar normal essa relação que tem de tudo, menos beijo na boca e sexo (até que se prove o contrário).
Como todo relacionamento, ela passa pelas seguintes fases:
Paquera
É o momento da caça, o momento que os dois estão se conhecendo. A agência manda o Atendimento para conquistá-lo através da lábia. Se a empresa for muito valiosa, até mesmo o diretor da agência se dispõe a colocar os seus argumentos sedutores em prática.
Namoro
Se a agência conquistou o coração do Cliente, chega a hora de mostrar o seu valor e seu compromisso em multiplicar o número de pessoas apaixonadas ou pelo menos interessadas no negócio dele (tô falando do serviço, sua mente suja). Se a agência for competente, essa fase dura por muito tempo.
DR
Como nada é perfeito, esse convívio provoca momentos de tensão e stress que são traduzidos em inúmeras ligações e aprovações depois do 10º layout. Enquanto namorados fazem DR´s, Agência e Cliente fazem o DJ: discussão de job. Mas no final tudo fica tranqüilo, até começar a próxima campanha.
Filhos
Enquanto casais podem decidir se querem ter filhos ou não, Agência e Cliente precisam gerar publicidade com freqüência para ambos sobreviverem. Os inúmeros filhos recebem atenção por curto período de tempo e depois vivem sozinhos para sempre nos arquivos do computador ou no baú do seu “pai”.
Separação
Tudo na vida tem um fim chega que um dos dois quer respirar “novos ares” e decide romper o contrato. Geralmente não há choro, grito, barraco ou algo ou tipo e cada um segue seu caminho, sem ressentimentos. A parte dispensada vai viver na expectativa da reconciliação.
No final das contas, enquanto estão juntos, Agência e Cliente não conseguem viver sem o outro.
O problema da separação é que o cliente vai embora levando todos os “bens”.
[…] e guerrilhaHomeContatoAnuncieRSSDR publicitáriapor Caio Costa30/01/2012 Como já escrevi, a relação entre cliente e agência se parece com um relacionamento de casal. Depois de descrever as fases que envolvem amor, stress e […]
[…] e, como bom publicitário, não poderia deixar de entrar no clima e fazer posts sobre casais, como o Cliente e a Publicidade. Pedi pelo meu Twitter que meus seguidores enviassem histórias de amor que nasceram dentro de […]
[…] e Publicitáriopor Caio Costa12/06/2012 Ano passado falei sobre o relacionamento entre o Cliente e sua agência de publicidade. Chegou o momento de analisar como o profissional se relaciona com quem paga suas contas e é […]
[…] relação entre o Cliente e a Agência é algo com potencial tão engraçado que às vezes vira tema de cinema, seriados e até de TCC […]