Certa vez, escrevi sobre os prejuízos que um briefing ruim pode trazer para uma campanha. Contudo, todo publicitário sabe que não existe receita de bolo ou modelo de briefing pronto. Afinal, cada um sabe a melhor forma de passar o objetivo da campanha para sua equipe. Mas assim como existem tipos de cliente, existem algumas características que podemos encontrar em tipos de briefings:
Briefing Lost: é tão misterioso que no final você não tem certeza se entendeu a mensagem que ele quis passar.
Briefing Facebook: quem lê, acaba curtindo.
Briefing Twitter: o texto é tão curto quanto uma mensagem de 140 caracteres.
Briefing Missão Impossível: já vem informando que o prazo é pra ontem.
Briefing Stand Up: o texto vem com tantos trocadilhos que causam vergonha alheia.
Briefing Bin Laden: é tão ruim que destrói a campanha inteira.
Essa é apenas uma pequena amostra de centenas de definições que podemos dar para a pedra fundamental de uma campanha publicitária. Mas você pode compartilhar nos comentários quais espécies de briefing você já trabalhou e aumentar esta lista.
Aproveite e leia dicas para montar um bom briefing de marketing digital e mídias sociais.
Ação da LG junto às lavanderias. http://migre.me/4sMfP
@eagoraguilherme
Post horrível!
Ghost briefing. Simplesmente ele não existe.
[…] blogcitário e navegue pelas opiniões do autor Caio Costa, diretor da Orfeu Comunicação: https://blogcitario.blog.br/2011/05/tipos-de-briefing/ GA_googleAddAttr("AdOpt", "1"); GA_googleAddAttr("Origin", "other"); GA_googleAddAttr("LangId", […]
Muito legal o post.. Gostei! 😀