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O hype e a propaganda

Hype: propaganda excessiva em torno de uma ideia ou produto

O hype poderia ser um grande aliado para o marketing das empresas. Elas, por sua vez, deveriam aprender com Hollywood e a indústria das séries de TV, que estão usando esta estratégia muito bem para divulgar as produções. Os filmes mais recentes do Batman quanto às novatas da TV norte-americana Boardwalk Empire e Game of Thrones têm em comum o grande buzz que fizeram antes das suas respectivas estreias. Resultado: grandes bilheterias para os filmes de Nolan e milhões de fãs para os dramas citados.

E as redes sociais são termômetros ideais para medir a temperatura do hype. Com certeza você já observou que tem dias que as pessoas não falam de outra coisa no Twitter e Facebook, seja uma ação curiosa, um teaser misterioso ou até mesmo um político, como o caso de Obama em 2008. O hype nasce e depois cresce naturalmente quase exclusivamente pela vontade das pessoas. Um gigante pouco explorado pelas empresas que habitam a rotina da sociedade.

Por incrível que pareça, os departamentos de Marketing dos outros setores não usam este aliado como deveriam. Ontem perguntei aos quase onze mil seguidores do meu perfil no Twitter se eles lembravam de empresas que usaram o hype a seu favor. Os dois únicos replies que recebi citaram a Devassa, tanto a fase Paris Hilton quanto a da Sandy.

O pulo do gato para criar o hype é lançar ideias muito inusitadas, mas se preparar para as reações imprevisíveis das pessoas. É um alto preço que poucas marcas estão dispostas a pagar. Mas quem investe nesta estratégia tem muitas chances de cair na boca do povo e colher frutos positivos para os negócios da empresa.

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3 Comentários

  1. Como citado no texto, o tema da Sandy foi um hype e tanto, porém foi um dos muitos hypes “sem querer” da internet/propaganda.
    Concordo com tudo o que foi citado no texto, as empresas tem medo de coisas novas e tem medo de tentar o “diferente” pra promover a marca ou apenas a campanha em si.

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