Artigo

O Twitter e a publicidade

Nesta semana o Twitter faz cinco anos de atividade, trilhões de tuitadas postadas por bilhões de fãs. Mensagens tão curtas e poderosas mudaram a forma de muitos se comunicarem e, consequentemente, a ferramenta também virou a queridinha da mídia e dos famosos.

Há alguns anos, a publicidade já experimenta formas de anunciar no Twitter e, como é natural nas mídias sociais, sempre surgem novas estratégias para criar campanhas digitais onde o microblog é um dos protagonistas.

Não sou especialista em mídias sociais, mas darei minha opinião de publicitário old school sobre experiências que eu tive em divulgar a minha agência desde o fim de 2009.

Tenho consciência que Twitter não é lugar para vender os serviços da agência. Isso fica em segundo plano nos tweets da @orfeucom, já que o objetivo principal é compartilhar conteúdo sobre o mercado publicitário que interesse aos seguidores. Mesmo que a mensagem não receba RT´s, ela foi lida por alguma pessoa que, no futuro, pode se tornar um potencial cliente, caso ela siga as atualizações do perfil.

Graças ao Twitter, eu e meus sócios conseguimos contatos interessantes de fornecedores e, alguns deles, entraram em contato conosco via replie. Até conseguimos um job graças a uma usuária, que se lembrou da Orfeu. Certamente isso foi possível por causa das atualizações diárias que fazemos por lá.

Ou seja, diferente de uma campanha tradicional, anunciar sua empresa pelo Twitter é um investimento de longo prazo, mas que vale a pena. E ela deve ser focada na imagem da mesma, pois como o nome já diz, ela é uma mídia social onde conteúdo de qualidade é lei para ter sucesso neste ambiente.

Para finalizar, assista ao vídeo que o próprio Twitter fez com depoimentos de empresários e artistas sobre como a ferramenta mudou a vida delas.

[Update] Mariana Oliveira escreveu ótimo texto sobre o risco de usar tragédias como tática de marketing, como o Bing fez com os terremotos do Japão. Vale a leitura.

Deixe seu recado

5 Comentários

  1. Ainda sou uma mera estudante, e concordo que o twitter seja uma boa forma para vender/fazer propaganda e por aí vai. O twitter, ao meu ver, se tornou algo diferenciado dos banners vistos na internet, que muitas vezes só fazem poluir páginas na internet com excesso de propaganda, e o twitter é como se fosse a evolução disso, até porque os consumidores já quase nem olham para anúncios de beira de página, pois já se tornou cansativo.
    O twitter, na minha opinião revolucionou a propaganda na internet.
    Amei esse post do blog, parabéns!

  2. Bem, temos um web colch na nossa agência e a partir de então nossa empresa ganhou melhor visibilidade. O Twitter não é, como dito no texto, um lugar para vendas imediatas, mas um lugar onde se adquire a longo prazo uma boa visão sobre a empresa e certamente ela será lembrada. Parabéns para a Mariana Oliveira pelo texto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair da versão mobile