Não costumo escrever posts pessoais por aqui, mas como o caso que aconteceu comigo envolve marketing de relacionamento e mídias sociais, achei pertinente publicá-lo.
Neste carnaval, fui convidado para três camarotes. Curti dois deles e até postei de forma espontânea o que as marcas e patrocinadores fizeram de legal no Facebook e Orkut pessoal, além de comentar para os meus seguidores do Twitter sobre o espaço em questão. Mas, infelizmente, não pude fazer o mesmo com o camarote que a Samsung patrocinou no carnaval de Salvador, já que ela não teve o mesmo respeito que as outras tiveram comigo.
Imagine se alguém te convida para uma festa, você chega no dia e descobre que esqueceram de separar o seu convite? Foi o que eu senti no momento que eu soube que a cobertura que eu faria pelo twitter, como cheguei a comentar, não iria mais acontecer porque não conseguiram o meu abadá.
Espero que este post sirva de alerta tanto para a Samsung quanto para outras empresas que tenham interesse em criar relacionamentos com usuários das redes sociais: planejamento é fundamental tanto para fortalecer a marca quanto para evitar que ela cause má impressão em qualquer pessoa, não importando se ela possui 10 ou 10.000 seguidores no Twitter. Fica a dica.
Antes de tudo, da falta de organização ou outro lapso que justifique tal erro, as empresas e pessoas que as representam precisam agir com preparo para não passar por cima de itens mais importantes como: educação, saber lidar com seres humanos e suas expectativas e vínculos emocionais. Parabéns por expor o fato, lamentável.
Espero que nunca mais passe por isso.
Abraços.
Além de perderem a oportunidade de divulgação espontânea da marca, ainda acabam criticados na rede, o que sempre gera muito eco.
Lição que deve ser aprendida por muitas empresas do ramo.
Pow Caio, que sacanagem bruta fizeram contigo cara, realmente a área de “planejamento” em algumas empresas no Brasil sofre da falta de organização, uma pena para Samsung deixar esse tipo de K-Gadinha acontecer.
Abração e boa ressaca!! ;D
Que palhaçada pow!
Concordo com os outro comentários acima. Eles devem desculpas tanto a você quanto a galera que iria acompanhar a cobertura pelo twitter.
Eles vacilaram bonito viu.
Realmente, uma grande falha da Samsung. Falta de organização e de consideração com os convidados e com o próprio público do convidado prejudica a marca perante às redes. Não foi legal!
Oi Caio! Tudo bom?
É Sylvia, responsável pela área de MKT Online e Mídias Sociais da Samsung. Nos conhecemos no Ano Novo em Salvador, lembra?
Vou aproveitar que você publicou o post sobre o ocorrido ontem para colocar aqui o que íamos te explicar por email.
Nós da Samsung e da Edelman sentimos muitíssimo pelo ocorrido e já estamos considerando um mudança drástica na logística dos abadás que este ano ficaram concentrados na produtora de Salvador que nos assessorou no caso do patrocínio do Camarote e não só prejudicou você, mas como toda a operação do time de mídia sociais ontem a noite lá: nem eu, nem a equipe da Edelman e nem o próprio @pedreiro_online foram para lá por esta falha na operação.
Pode acreditar que estou tão decepciona por esta falha, pois perdi tudo a ativação de programada para o dia e ainda nós colocou uma disposição desgradável contigo. Ônus irreparáveis.
Há 2 anos temos uma forte estrutura para formar relacionamentos com grandes blogueiros como você e nunca havíamos enfrentado algo parecido, portanto, repetimos aqui que sentimos muito.
Se ainda precisar de mais esclarecimentos sobre o caso, não deixe de me procurar, meu celular estará sempre à disposição, ou a equipe Edelman.
Um abraço,
Sylvia Ferrari
Gostei do posicionamento deles quanto à falha.
Empresas: aprendam!
Sylvia,
Foi muito bom este posicionamento da Samsung, porém, erros existem e são reparados. Nosso amigo Caio merece um reparo, ou não? Como profissional de mkt, acredito que sim! #fail
Abraços,
Eu, que também escrevo no @pedreiro_online só quero deixar claro que a equipe da Samsung foi muito prestativa comigo e me trataram muito bem. O problema surgido com o abadá não foi apenas com você, a própria equipe da Samsung e eu também ficamos sem. Venho através deste reconhecer que houve sim uma falha mas o posicionamento da Samsung frente a isto (incluindo no comentário acima) foi louvável, poucas empresas se preocupam tanto com a imagem de um dos seus maiores ativos intangíveis que é a sua marca. Poucas empresas se preocupam e tratam tão bem os seus clientes. Enfim, a Samsung, apesar da falha, na minha opinião de @pedreiro_online que participei do carnaval junto a equipe da Samsung, está de parabéns.
Parabéns à Sylvia por expor com humildade os problemas acontecidos. Evidente que não repara o erro, mas uma satisfação sincera sempre é bem vinda!
[…] Como o filme mata um pouco das saudades da festa, vou aproveitar para contar uma resenha do carnaval 2011 que eu passei justamente como influenciador digital. Mesmo que na época usassem apenas “blogueiro”. Até relatei brevemente no post do meu outro blog. […]